´PRÁTICA DE ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

ABORDAGEM PRAGMÁTICA NO ENSINO DE PROSÓDIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32139

Palabras clave:

Prática de ensino, Português como Língua Estrangeira, Prosódia, Atos de fala

Resumen

O presente trabalho visa contribuir para as discussões na área de ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE), colocando em evidência a relevância de serem incorporadas práticas que considerem a prosódia um componente de inserção cultural. Nota-se que, no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, são usadas características prosódicas da língua materna, sem atentar-se para as diferenças culturais da expressão dos afetos sociais que podem interferir na composição da face positiva. A partir da evidência de que o espaço da prosódia em manuais didáticos de PLE é inexistente, embora a literatura já tenha ressaltado a importância desse conteúdo para o ensino da área, propõe-se aqui um roteiro de atividade, com base na Teoria dos Atos de Fala e na descrição prosódica dos atos de ordem e pedido no Português. O fundamento é usar descritores dos aspectos contextuais envolvidos na enunciação e demonstrar a forma como se articulam com as pistas prosódicas para a significação. O corpus a ser utilizado para essa finalidade é composto de vídeos disponíveis no YouTube®. Espera-se que esse material possa ser utilizado por professores de PLE e que contribua para um melhor desempenho dos estudantes estrangeiros que desejam se comunicar em Língua Portuguesa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Bodolay, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Doutora e mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); licenciada em Letras - Língua Portuguesa pela mesma instituição. É professora do Curso de Letras e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Diamantina.

Citas

ANTUNES, L. B. O papel da prosódia na expressão de atitudes do locutor em questões. 2007. 306 f. Tese (Doutorado em Linguística) - Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2007.

AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas,1990.

BARBOSA, P. Conhecendo melhor a prosódia: aspectos teóricos e metodológicos daquilo que moda nossa enunciação. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 11-27, jan./jun 2012.

CAGLIARI, L. C. Prosódia: algumas funções dos supra-segmentos. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 23, p. 137-151, jul/dez 1992.

COUPER-KUHLEN, E. An introduction to English prosody. Londres: Arnold,1986.

CRYSTAL, D. Prosodic systems and intonation in English. Cambridge: Cambridge University Press, 1969.

BODOLAY, A. Pragmática da entonação: a relação prosódia/contexto em atos diretivos no português. 2009. 303 f. Tese (Doutorado em Linguística). Faculdade de Letras da UFMG, Belo Horizonte, 2009.

BODOLAY, A. O papel da prosódia em enunciados de ordens e pedidos. Revista Vozes dos Vales, Diamantina, v. 6, p. 1-28, 2014. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2014/10/O-papel-dapros%C3%B3diaem-enunciados-de-ordens-e-pedidos.pdf. Acesso em: fev. de 2016.

DUARTE, I. Textos orais: análise da conversa informal e ensino de Português Língua Estrangeira. Todas as Letras, São Paulo, v. 17, p. 56-72, jan./abr. 2015. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/78734/2/101212.pdf. Acesso em: 22 out. 2020.

FONÁGY, I. As funções modais da entonação. Cadernos de Estudos Linguísticos. Campinas, v. 25, p. 25-65, jul./dez. 1993.

FONÁGY, I. Des fonction de l’intonation: essay de synthese. Flambeau, Tóquio, v. 29, p. 1-20, jan. 2003.

GODOI, E. Pragmática: a cultura no ensino de línguas. Cadernos do Congresso Nacional de Linguística e Filologia, n. 9, 2005. Disponível em: http://www.filologia.org.br/ixcnlf/9/01.htm. Acesso em: 05 jun. 2020.

GOFFMAN, E. Interactional ritual essays on face to face behavior. New York: Pantheon Books, 1967.

GONÇALVES SEGUNDO, P. Linguística sistêmico-funcional e análise crítica do discurso: explorando convergências e explicitando especificidades. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 1282-1297, set./dez. 2014.

GRICE, P. Logic and conversation. In: COLES, P.; MORGAN, J. L. (Eds.). Syntax and Semantics III: speech acts. New York: Academic Press, 1979. p. 41-58.

GUMPERZ, J. Contextualization and understanding. In: DURANTI, A.; GOODWIN, C. (Orgs.). Rethinking context: language as an interactive phenomenon. Cambridge: Cambridge University Press, 1992. p. 229-252.

GUTIERRES, A. Relevância da pragmática e da teoria dos atos de fala para o ensino de inglês como língua estrangeira: tratamento dado a greetings em materiais didáticos. The Especialist, v. 29, n. esp., 2008. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/esp/article/view/6211/0. Acesso em: 7 mai. 2020.

HIRST, D.; DI CRISTO, A. Intonation systems. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

LIBERMAN, M. The intonational system of English. 1975. 324 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Massachusetts Institute of Technology, Massachusetts, 1975.

MARCUSCHI, L. A. Aspectos da oralidade descuidados, mas relevantes para o ensino de português como segunda língua. In: GÜNRTNER, E.; HERHUTH, M. J. P.; SOMMER, N. (Eds). Contribuições para a Didáctica do Português Língua Estrangeira. Frankfurt: TFM, 2001. p. 15-39.

MAURO, L. R. Material autêntico e tarefas no ensino-aprendizagem do italiano como língua estrangeira: entre a teoria e a prática didática. 2013. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2013.

MELO, M. C. Ensino da prosódia nos atos diretivos de ordem e pedido para falantes estrangeiros aprendizes de português brasileiro: uma análise de materiais didáticos. 2017. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017.

MENICONI, F. C. Los directivos em los diálogos de los libros didácticos de ELE. Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera. Valencia, v. 9, p. 1-13, jul./dez. 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=921/92152528005. Acesso em: 18 ago. 2020.

MORAES, J. A.; RILLIARD, A. Describing the intonation of speech acts in Brazilian Portuguese: methodological aspects. In: FELDHAUSEN, I.; FLIESSBACH, J.; VANRELL, M. del M. (Eds.). Methods in prosody: A Romance language perspective (Studies in Laboratory Phonology 6). Berlin: Language Science Press, 2018. p. 229-262.

PIKE, K. The intonation of American English. Michigan: University of Michigan Publications, 1945.

RABELO, L.; GARCIA, V. L. Role-play para o desenvolvimento de habilidades de comunicação e relacionais. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, p. 586-596, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n4/1981-5271-rbem-39-4-0586. Acesso em: 22 out. 2020.

REIS, C. A entonação no ato de fala. In: MENDES, E.; OLIVEIRA, P.; BENNIBLER, V. (Orgs.). O novo milênio: interfaces linguísticas e literárias. Belo Horizonte: UFMG/FALE, 2001. p 221-229.

RICHTER, M. G. Role-play e ensino interativo de língua materna. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 1, n. 2, p. 89-113, 1998. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/tela4/Textos/Textos/Revista/edicoes/v1n2/Richter6.pdf. Acesso em: 24 out. 2020.

SEARLE, J. Os actos de fala: um ensaio de filosofia da linguagem. Coimbra: Livraria Almedina, 1981.

VANDERVEKEN, D. Meaning and speech acts: principles of language use. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

VAN DIJK, T. A. Cognição, discurso e interação. São Paulo: Contexto, 1992.

WICHMANN, A. The attitudinal effects of prosody, and how they relate to emotion. In: COWIE, R.; DOUGLAS-COWIE, E.; SHRODER, M. (Ed.). Proceedings ISCA, workshop on pitch and emotion, New Castle, setembro de 2000. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/a627/2101b42d3e2481427227c2393f2aadaf75bb.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.

Archivos adicionales

Publicado

30-12-2020