A (RE)CONSTRUÇÃO DOS REFERENTES EM MEMES VERBO-VISUAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32149

Palabras clave:

Referenciação, Introdução referencial, Anáfora, Meme

Resumen

Pesquisas atuais em Linguística Textual têm destacado a relevância do estudo de textos compostos por múltiplas linguagens para a revisão e alargamento de categorias teóricas dessa disciplina, que historicamente construiu seu aparato explicativo a partir de textos exclusivamente verbais. Tomando isso em consideração e colocando foco sobre os processos de referenciação, este artigo tem por objetivo discutir os modos de (re)construção9 dos referentes em memes verbo-visuais. Seguindo uma perspectiva sociocognitivo-discursiva de texto e referenciação (CUSTÓDIO FILHO, 2011; CAVALCANTE, 2011; CAVALCANTE; CUSTÓDIO FILHO; BRITO, 2014), analisam-se os processos de introdução referencial e anáfora em dois exemplares de memes verbo-visuais coletados do site de redes sociais Instagram. Ao final do estudo, compreende-se que, nesses tipos de meme, os referentes tendem a ser (re)construídos de modo dinâmico, não linear e que sua estrutura composicional resguarda intrínseca relação com esse processo.

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Biografía del autor/a

João Paulo Muniz da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando (bolsista CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); graduado em Letras - Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Suzana Leite Cortez, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora e mestra em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na Université de Lyon 2; graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

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Publicado

30-12-2020