CARTA DO LEITOR: UM ESTUDO DE SUA CADEIA INTERTEXTUAL

Autores/as

  • Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel Universidade do Estado do Rio de Janeiro Colégio Pedro II

Resumen

RESUMO: Através da utilização da proposta metodológica tridimensional concebida por Fairclough (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 1992/2007 e 2001), com ênfase em questões sobre a dimensão discursiva do gênero carta do leitor e com especial atenção aos aspectos de sua intertextualidade, uma descrição das condições de produção, distribuição e consumo desse gênero será apresentada. O objetivo desse estudo é contribuir com os estudos linguísticos dedicados ao ensino-aprendizagem de línguas e comprometidos com o letramento e o empoderamento discursivo de agentes sociais.

 

Palavras-chave: análise crítica do discurso; intertextualidade; empoderamento discursivo

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Colégio Pedro II

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2008). Está realizando estágio pós-doutoral no Programa de Estudos Pós-graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Professora Doutora Leila Barbara. No momento, atua como professora colaboradora no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Colégio Pedro II e professora substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes domínios: ensino e aprendizagem de língua estrangeira para fins gerais e específicos, estudo e pesquisa de gêneros escritos e orais sob a ótica da multimodalidade e desenvolvimento e implementação da abordagem multicultural crítica. Atualmente participa de grupos de pesquisa que realizam estudos sobre a linguagem em uso, suas representações e ações na sociedade, orientados pela teoria da Linguística Sistêmico-Funcional.

Publicado

02-08-2013