A correção na fala-em-interação de sala de aula de língua espanhola

uma análise na perspectiva da análise da conversa etnometodológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v16i35.39215

Palabras clave:

Correção, Fala-em-interação de sala de aula, Língua Espanhola

Resumen

Este artigo analisa dados de fala-em-interação de sala de aula de Língua Espanhola para verificar: 1. o fenômeno de correção de aluno por professor, ou seja, substituição de um item por outro; e 2. os eventos em que o professor somente aponta um item errado no turno do aluno, mas não leva a cabo a substituição desse item, isto é, não leva a cabo a correção. Para tanto, realizamos geração de dados de 3 horas/aula em uma escola pública rural da cidade de Irati, no Paraná. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, cujo enfoque é deliberadamente interpretativo e tem preocupação com os significados imediatos e locais das ações do contexto analisado. Com base na etnografia como escolha teórico-metodológica e na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), concluímos que os alunos previamente esperam ser corrigidos, já que, por meio dos dados analisados, foi possível notar que frequentemente a correção ocorre após um pedido de ajuda do aluno. No entanto, apesar de os alunos demonstrarem que o professor pode corrigir, este negocia um trabalho interacional de evitar fazer a correção. Nesse sentido, o professor realiza a correção sempre com cautela, demonstrando que a correção é uma ação despreferível nesta sala de aula.

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Biografía del autor/a

Marcela Freitas Ribeiro Lopes, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Doutora em Letras pela UFRGS/Porto Alegre (2015), área de Estudos Linguísticos/ Linguística Aplicada. Mestre em Letras pela UEM/ Maringá-PR (2009), área de Estudos Linguísticos/ Ensino Aprendizagem de Línguas. Graduada em Letras Português/Espanhol Licenciatura pela UNESP/ Assis-SP (2001). Professora efetiva da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, desde 2002.

Sandra de Cássia Korzawski, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Possui graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná UNICENTRO (2019).

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Publicado

29-12-2022