A correção na fala-em-interação de sala de aula de língua espanhola
uma análise na perspectiva da análise da conversa etnometodológica
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v16i35.39215Palabras clave:
Correção, Fala-em-interação de sala de aula, Língua EspanholaResumen
Este artigo analisa dados de fala-em-interação de sala de aula de Língua Espanhola para verificar: 1. o fenômeno de correção de aluno por professor, ou seja, substituição de um item por outro; e 2. os eventos em que o professor somente aponta um item errado no turno do aluno, mas não leva a cabo a substituição desse item, isto é, não leva a cabo a correção. Para tanto, realizamos geração de dados de 3 horas/aula em uma escola pública rural da cidade de Irati, no Paraná. Trata-se de uma pesquisa etnográfica, cujo enfoque é deliberadamente interpretativo e tem preocupação com os significados imediatos e locais das ações do contexto analisado. Com base na etnografia como escolha teórico-metodológica e na Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), concluímos que os alunos previamente esperam ser corrigidos, já que, por meio dos dados analisados, foi possível notar que frequentemente a correção ocorre após um pedido de ajuda do aluno. No entanto, apesar de os alunos demonstrarem que o professor pode corrigir, este negocia um trabalho interacional de evitar fazer a correção. Nesse sentido, o professor realiza a correção sempre com cautela, demonstrando que a correção é uma ação despreferível nesta sala de aula.
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