A inspiração etnográfica e o papel da multimodalidade na análise de uma sequência de fala-em-interação institucional
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v16i35.39310Palabras clave:
Multimodalidade, Temporalidade, Etnografia, Fala-em-interação institucional, Análise da ConversaResumen
A partir de uma sequência de fala-em-interação de um professor conversando com a mãe de uma estudante em um atendimento numa escola pública, é possível notar como alguns aspectos da interação social que estão além das expressões formulaicas (e.g. “ela vai sair dessa”) ganham contornos de preocupação real e legítima a partir de outras ações corporificadas simultaneamente implementadas no momento da fala. Essa constatação analítica se torna possível em razão dos recursos que se utilizam, uma vez que ajudam a compor o quadro de observação participante do campo investigado, tal como é esperado de pesquisadores que fazem um trabalho etnográfico. Com o objetivo de mostrar como a Análise da Conversa pode ajudar a compreender as ações humanas em uma situação social, sobretudo se for levada em consideração a mobilização de recursos de naturezas semióticas distintas, este artigo conclui que os avanços tecnológicos e econômicos que permitiram às câmeras e aos microfones se tornarem cada vez mais portáteis e acessíveis, novas possibilidades de investigação etnográfica se consolidam com o uso desses aparelhos. Além disso, discute-se uma nova perspectiva de trabalho que suplanta a linearidade do tempo.
Descargas
Citas
AGROSINO, M. Etnografia e Observação Participante. In: FLICK, U. Pesquisa Qualitativa. Bookman, Artmed, 2009.
AUSTIN, J. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990 [1962].
COUTO, C. S. L. O Choro na interação: o gerenciamento de ações em episódios nos quais o choro é tornado relevante. Vitória, ES. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Espírito Santo. UFES, 2021. 113 p.
CRUZ, F. M.; OSTERMANN, A. C.; ANDRADE, D. N. P.; FREZZA, M. O trabalho técnico-metodológico e analítico com dados interacionais audiovisuais: a disponibilidade de recursos multimodais nas interações. DELTA, n. 35, v. 4, pp. 1-36, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X2019350404. Acesso em: 10 out. 2022.
DEL CORONA, M. Fala-em-interação cotidiana e fala-em-interação institucional: uma análise de audiências criminais. In: LODER, L. L. e JUNG, N. M. (orgs.), Análises em fala-eminteração institucional: A perspectiva da análise da conversa etnometodológica. Campinas, Mercado de Letras, 2009, p. 13-44.
DREW, E.; HERITAGE, J. Analyzing talk at work: An introduction. In: DREW, P; HERITAGE, J. (Orgs.). Talk at work: Interaction in institutional settings. Cambridge: Cambridge University Press, 1992, p. 3-65.
ERICKSON, F.; SHULTZ, J. The Counselor as Gatekeeper: Social Interaction in inte-views. New York: Academic Press, 1982.
GARCEZ, P. M.; OSTERMANN, A. C. Glossário conciso de Sociolinguística Interacional. In: RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (Org.). Sociolinguística Interacional. São Paulo: Loyola, 2002. p. 257-264.
GARCEZ, P. M.; BULLA, G. S.; LODER, L. L. Práticas de pesquisa microetnográfica: geração, segmentação e transcrição de dados audiovisuais como procedimentos analíticos plenos. D.E.L.T.A., 30.2, p. 257-288. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/delta/v30n2/0102-4450-delta-30-02-0257.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008, 323p.
GOODWIN, C. Action and embodiment within situated human interaction. Journal of Pragmatics, v. 32, n. 10, p. 1489-1522, 2010.
JEFFERSON, G. Glossary of transcript symbols with an introduction. In: LERNER, G. H. (Org.). Conversation Analysis: Studies from the First Generation. Amsterdã: Benjamins, 2004, p. 13-31.
LEVINSON, S. C. Action Formation and Ascription. In: SIDNELL, J.; STIVERS, T (Eds.), The Handbook Of Conversation Analysis. Hoboken, NJ: Wiley, 2012, p.103-130.
MONDADA, L. Challenges of multimodality. Language and the body in social interaction. Journal of Sociolinguistics, v. 20, p. 261–395. 2016a
MONDADA, L. Conventions for multimodal transcription. Disponível em: https://franzoesistik.philhist.unibas.ch/fileadmin/user_upload/franzoesistik/mondada_multimodal_conventions.pdf. p. 1-8. 2016b.
MONDADA, L. Multiple Temporalities of Language and Body in Interaction: Challenges for Transcribing Multimodality. Research on Language and Social Interaction. 51:1, 85-106. 2018.
PEROBELLI, R. Análise sequencial multimodal do gerenciamento da fala sobreposta em uma entrevista televisiva. In: TOMAZI, M. M; SESSA, A. (Orgs.). Discursos contemporâneos: saúde, educação, política e interseccionalidades. Campinas: Pontes, 2022, pp.175-199.
SACKS, H; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. Sistemática Elementar para a organização da tomada de turnos para a conversa. Veredas, v. 7, n. 1-2, p. 9-73. Trad. de SACKS, H.; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. 1974. A Simplest Systematics for the Organization of Turn-Taking for Conversation. Language, v. 50. 2003.
SCHEGLOFF, E. A. Repair After Next Turn: The Last Structurally Provided Defense of Intersubjectivity in Conversation. American Journal of Sociology, n. 97, v. 5, p. 1295–1345, 1992.
STREECK, J.; GOODWIN, C.; LEBARON, C. Embodied interaction in the material world: an introduction. In: STREECK, J.; GOODWIN, C.; LEBARON, C. (Ed.). Embodied Interaction: language and body in the material world. New York, NY: Cambridge University Press. p. 1 – 26, 2011.
WATSON, R.; GASTALDO, É. Etnometodologia & Análise da Conversa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes. Editora PUC- Rio, 2015. 183 p.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista (Con)Textos Linguísticos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.