Os usos variáveis do futuro morfológico e do futuro perifrástico explicitados na coleção Cercanía Joven
análises e propostas de adaptação didática
DOI:
https://doi.org/10.47456/cl.v17i36.40073Palabras clave:
Expressão de futuro, Sociolinguística variacionista e Educacional, Ensino de Espanhol a brasileiros, Livro didáticoResumen
O objetivo desta pesquisa é analisar, pelo viés da Sociolinguística Variacionista e Educacional, o tratamento concedido aos usos variáveis da expressão de futuro em espanhol, o futuro morfológico e o futuro perifrástico, pela coleção didática Cercanía joven. Para isso, recorremos a estudos sobre a expressão de futuro em espanhol e, ainda, a pressupostos da Sociolinguística Variacionista e Educacional, tais como os estudos de Labov (1978, 2008), Moreno Fernández (2009), Silva-Corvalán (1989, 2001), Blas Arroyo (2004), Orozco e Thoms (2014), López Morales (2015), Bortoni-Ricardo (2005) e Vieira (2018). Sobre a avaliação dos livros didáticos de língua estrangeira, retomamos os estudos de Thomlison e Masuhara (2005) e Coracini (1999). No que se refere à metodologia, elaboramos um questionário norteador de análise, baseado em Pontes e Fernandes (2018) e Pontes e Nobre (2018), considerando os seguintes tópicos: (i) concepção de língua e de abordagem de ensino; (ii) condicionamentos linguísticos e extralinguísticos no uso das formas de futuro; (iii) uso de gêneros textuais e as variedades do espanhol. Com a análise, verificamos que os aspectos relativos às formas de futuro, nomeadamente os condicionantes linguísticos e extralinguísticos, bem como os comprometimentos decorrentes dos usos e das funções dessas formas não são explicitamente considerados na coleção.
Descargas
Citas
BLAS ARROYO, J. L. The variable expression of future tense in peninsular Spanish: the present (and future) of inflectional forms in the Spanish spoken in a bilingual region. Language Variation and Change, n. 20, p. 85–126, 2008.
BORTONI-RICARDO, S. M. Um modelo para a análise sociolinguística do português. In: BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2018 – língua estrangeira moderna. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de coleções didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2014. Brasília: Ministério da Educação, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base: ensino médio, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexotexto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 ago. 2021.
BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
CLAES, J.; ORTIZ LÓPEZ, L. A. Restricciones Pragmáticas y Sociales en la Expresión de Futuridad en el Español de Puerto Rico. Spanish in Context, n. 8, p. 50–72, 2011.
COELHO, I. L et al. Sociolinguística. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2012.
COIMBRA, L.; CHAVES, L. S. Cercanía Joven 1. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
CORACINI, M. J. Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. São Paulo: Pontes, 1999.
DAHER, D.C.; FREITAS, L. M. A.; SANT´ANNA, V. L. A. Breve trajetória do processo de avaliação do livro didático de língua estrangeira para a educação básica no âmbito do PNLD. Eutomia – Revista de Literatura e Linguística, Recife, v. 11, n. 1, p. 407 – 426, 2013.
DASCAL, M.; BORGES NETO, J. De que trata a linguística, afinal?. Histoire, Epistemologia Langage, tome 13, p. 13-50, 1991.
DÍAZ-PERALTA, M.; ALMEIDA, J. M. Sociolinguistic factors in grammatical change: the expression of the future in Canarian Spanish. Studia Neophilogica, n. 72, p. 217–28, 2000.
GARCÍA, J. M. B. La expresión de la futuridad en el español de Valencia – estudio sociolingüístico. Tese (Facultat de Filologia, Traducció i Comunicació), Universitat de València, 2013.
GONZÁLEZ, N. M. Iniciativas para a implantação do espanhol: a distância entre o discurso e a prática. In: BARROS, C.S.; COSTA, E. G, M. Espanhol: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.
GUDMESTAD, A.; GEESLIN, K.L. Assessing the use of multiple forms in variable contexts: The relationship between linguistic factors and future-time reference in Spanish. Studies in Hispanic and Lusophone Linguistics, n. 4, p.3–34, 2011.
GUTIÉRREZ ARAUS, M. L. G. Problemas fundamentales de la gramática del español como 2/L. Madrid: Editoral Arco/libros, 2007.
KANWIT, M.; SOLON, M. Acquiring variation in future-time expression abroad in Valencia, Spain and Mérida, Mexico. In: AMARO, J. C. Selected Proceedings of the 16th Hispanic Linguistics Symposium. Somerville: Cascadilla Proceedings Project, 2013. p. 206–221.
LABOV, W. Padrões sociolinguísticos. São Paulo, Brasil: Parábola, 2008.
LABOV, W. Where does the linguistic variable stop? Sociolinguistic Working Papers. Austin, Texas, n. 44, abril, 1978.
LASTRA, Y.; BUTRAGUEÑO, P. M. Futuro perifrástico y futuro morfológico en el corpus sociolingüístico de la Ciudad de México. Oralia, n. 13, p.145–171, 2010.
MATTE BON, F. Gramática comunicativa del español – de la lengua a la idea. Tomo I, España: EDELSA, 1995.
OROZCO, R.; THOMS, J. J. The future tense in Spanish L2 textbooks. Spanish in context, v. 11, n. 1, p. 27-49, 2014.
OROZCO, R. Distribution of Future Time Forms in Northern Colombian Spanish. In: EDDINGTON, D (ed.). Selected Proceedings of the 7th Hispanic Linguistics Symposium. Somerville, MA: Cascadilla, 2005. p. 56-65.
PÉREZ, A. P.; SOLER, I. G.; FEROCE, N. Variable future-time expression in Spanish: a comparison between heritage and second language learners. Languages, n. 6, p. 1-28, 2021.
PONTES, V.O; NOBRE, J.L. A variação linguística em livros didáticos de espanhol do PNLD 2011. Caminhos em linguística aplicada, Taubaté, v.18. n. 1, p. 39-64, 2018. Disponível em: http://periodicos.unitau.br/ojs/index.php/caminhoslinguistica/article/view/247. Acesso em: 23 jul. 2021.
PONTES, V.O.; FERNANDES, W.A. El análisis de las formas de futuro en el libro didáctico
Cercanía Joven. Hispanista (Online), v. 19, n. 73, p. 1-13, 2018.
REAL ACADEMIA ESPAÑOLA – RAE. Nueva gramática de la lengua española, Morfología y Sintaxis I. Madrid: Espasa, 2009.
RÓDENAS, A.; BRITO, A. G.; CARRANZA, J. A. La referencia temporal de futuro en el lenguaje espontáneo infantil. Anales de psicología 7-II, Universidad de Murcia, 1991.
SEDANO, M. Importancia de los datos cuantitativos en el estudio de las expresiones de futuro. Revista Signos, Chile, v.39, n.61, p. 283 – 296, 2006.
SILVA-CORVALÁN, C. Sociolingüística y pragmática del español. Washington, D.C.: Georgetown University Press, 2001.
SILVA-CORVALÁN, C. Sociolingüística: teoría y análisis. Madrid: Alhambra, 1989.
TOMLINSON, B.; MASUHARA, H. A elaboração de materiais para cursos de idiomas. São Paulo: Special Book Services Livraria, 2005.
VIEIRA, S. R. Gramática, variação e ensino: diagnose e propostas pedagógicas. São Paulo: Blucher, 2018.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista (Con)Textos Linguísticos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores ceden los derechos de autor del artículo a la editorial de la Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Posgrado en Lingüística de la Ufes), si el envío es aceptado para publicación. La responsabilidad por el contenido de los artículos recae exclusivamente en sus autores. Queda prohibido el envío total o parcial del texto ya publicado en la revista a cualquier otro periódico.
Este trabajo está bajo Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.