O comprometimento linguístico de tempo e aspecto na doença de Alzheimer

uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i39.43713

Palabras clave:

Tempo, Aspecto, Doença de Alzheimer, Comprometimento linguístico, Revisão sistemática da literatura

Resumen

Este trabalho visa contribuir para uma apreciação dos déficits linguísticos descritos na literatura como sendo verificados na Doença de Alzheimer. Mais especificamente, por meio do levantamento de estudos que se voltam para o exame da produção/compreensão linguística de tempo e aspecto em pacientes diagnosticados com a Doença de Alzheimer falantes nativos de diferentes línguas, busca-se empreender uma sistematização das descrições disponibilizadas na literatura acerca do comprometimento com essas categorias que tais pacientes podem apresentar. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura baseada na pesquisa de manuscritos em português, inglês, espanhol e francês. Os resultados indicam que a corrente teórica predominante nos estudos sobre o assunto é a gerativista e predominam as metodologias de estudo transversal, de caso, experimental e com análise conjunta da produção e compreensão linguísticas. As investigações comumente voltam-se para a avaliação dos tempos passado e presente e dos aspectos gramaticais perfectivo e imperfectivo. Os resultados dos estudos apresentam indicativo de comprometimento linguístico com as categorias de tempo e aspecto nesses pacientes. Além disso, observou-se que faltam investigações que incidam sobre outras combinações temporo-aspectuais além das supracitadas.

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Biografía del autor/a

Camila Ferreira Alves, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Natalia do Prado Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Bacharela em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Adriana Leitão Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Linguística e Filologia, do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Mestrado Profissional em Letras da UFRJ.

Jean Carlos da Silva Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor e mestre em Linguística, Licenciado e Bacharel em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de Magistério Superior em Língua Espanhola na Universidade da Força Aérea.

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Publicado

23-08-2024