Docência na pandemia e ensino de língua portuguesa na educação básica

das dificuldades ao êxito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.44888

Palabras clave:

Docência na pandemia; Ensino remoto emergencial; Fatores de êxito.

Resumen

A pesquisa apresentada tem como objetivo geral traçar um panorama da docência na pandemia na educação básica, componente língua portuguesa. Para isso, foram delimitados dois objetivos específicos: (1) apontar características e desafios dessa atuação laboral indicados por docentes do Estado da Paraíba que lecionaram no período de vigência do ensino remoto emergencial e (2) identificar fatores de êxito em experiências de ensino com práticas de linguagens indicadas pelos docentes referidos. Trata-se de pesquisa em Linguística Aplicada que focaliza estudos sobre a docência em contexto pandêmico, desenvolvida de modo exploratório, a partir narrativas geradas com base em roteiro semiestruturado. A análise foi realizada em duas etapas. Primeiro, foram apontadas características e desafios da docência no contexto focalizado e, depois, foram identificados fatores de êxito nas experiências com práticas de linguagens. Os resultados indicam experiências exitosas que envolveram a iniciativa dos professores de (re)adaptarem suas metodologias e adaptarem as práticas de linguagem a um ambiente virtual. E quanto às práticas de linguagem, as mais exitosas são as de leitura literária e interpretação textual, bem como a produção escrita com propósito definido. Conclui-se que a investigação possibilita um novo olhar para a modalidade de ensino focalizada, ao demonstrar iniciativas capazes de fazer enfrentamento às adversidades vivenciadas.

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Biografía del autor/a

Alisson dos Santos França, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Estudante do curso de graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Bolsista PIBIC Letras.

Breno Silva Andrade, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Estudante do curso de graduação em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Bolsista PET - Letras.

Denise Lino de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Professora titular da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde atua como docente na graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino.

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Publicado

23-12-2024