Docência na pandemia e ensino de língua portuguesa na educação básica
das dificuldades ao êxito
DOI:
https://doi.org/10.47456/rctl.v18i41.44888Palabras clave:
Docência na pandemia; Ensino remoto emergencial; Fatores de êxito.Resumen
A pesquisa apresentada tem como objetivo geral traçar um panorama da docência na pandemia na educação básica, componente língua portuguesa. Para isso, foram delimitados dois objetivos específicos: (1) apontar características e desafios dessa atuação laboral indicados por docentes do Estado da Paraíba que lecionaram no período de vigência do ensino remoto emergencial e (2) identificar fatores de êxito em experiências de ensino com práticas de linguagens indicadas pelos docentes referidos. Trata-se de pesquisa em Linguística Aplicada que focaliza estudos sobre a docência em contexto pandêmico, desenvolvida de modo exploratório, a partir narrativas geradas com base em roteiro semiestruturado. A análise foi realizada em duas etapas. Primeiro, foram apontadas características e desafios da docência no contexto focalizado e, depois, foram identificados fatores de êxito nas experiências com práticas de linguagens. Os resultados indicam experiências exitosas que envolveram a iniciativa dos professores de (re)adaptarem suas metodologias e adaptarem as práticas de linguagem a um ambiente virtual. E quanto às práticas de linguagem, as mais exitosas são as de leitura literária e interpretação textual, bem como a produção escrita com propósito definido. Conclui-se que a investigação possibilita um novo olhar para a modalidade de ensino focalizada, ao demonstrar iniciativas capazes de fazer enfrentamento às adversidades vivenciadas.
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