LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Letramento literário, Literatura infantil, Prática literáriaResumo
A presente pesquisa buscou compreender como acontece a promoção do letramento literário, em contexto da sala de aula, em uma turma do ensino fundamental I, da rede pública do estado do Ceará, através do trabalho com os livros de literatura infantil. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo em uma turma de uma escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, destaque nas avaliações externas estaduais e nacionais. A pesquisa foi ancorada nos estudos sobre letramento literário e práticas de leitura literária com literatura infantil norteados por Kleiman (1995), Soares (2016, 2017), Cosson (2014, 2016), Paulino (1999, 2001), Colomer (2017), Faria (2013), Lajolo (1991, 2008), Vygotsky (2003) entre outros. Os resultados mostraram que o letramento literário ocorre na turma participante através de um trabalho planejado e organizado com o texto literário voltado à ludicidade e à fruição do pequeno leitor. Para tanto, a literatura infantil está presente no cotidiano escolar através das práticas de leitura literária conduzidas pela professora participante que ampliou as possibilidades de uso do texto literário em sala de aula, com atividades criativas e prazerosas realizadas com o texto nas mãos dos alunos.
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