AS REPRESENTAÇÕES DO INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE SURDOS (INES) NA DÉCADA DE 1930
UM ESTUDO SISTÊMICO-FUNCIONAL
Palavras-chave:
INES, Representação do INES, Cartas de pais de surdos, Linguística Sistêmico-FuncionalResumo
Este artigo apresenta a análise de cartas de familiares de surdos sob a perspectiva Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday e Matthiessen (2004, 2014), por meio da metafunção ideacional, com o objetivo de refletir sobre a importância do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES presente nos discursos desses documentos e compreender a representação dessa instituição para essas famílias. Foram analisadas oito cartas escritas na década de 1930, direcionadas ao INES, com solicitação de matrícula ou de permanência de seus familiares no Instituto. A análise das cartas mostrou a representatividade do Instituto naquela época e que pode ser expandida até os dias atuais, na medida em que é considerado uma referência na educação de surdos e uma instituição assistencialista e acolhedora.
Downloads
Referências
CRUZ, O. M. de S. S; MORAIS, F. B. C. Elaboração de Material Didático de Língua Portuguesa como L2 para Alunos Surdos do Curso de Pedagogia: Desafios e Possibilidades. VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Abril 2017 v. 2 n. 2. Disponível em: <http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/educationproceedings/clafpl2016/008.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.
CRUZ, O. M. S. S. Avaliação e Avaliatividade em discursos de alunos surdos à luz da LSF. DELTA, São Paulo, n. 34.1, p 205-234, 2018.
CRUZ, O. M. S. S.; MENDONÇA, A.; DIAS, M.; MARTINS, M.; O passado tem história: análise sistêmico-funcional da carta de Huet para a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Interletras, v. 08, n. 29, 2019.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2014.
MORAIS, F. B. C. A representação das mulheres na política brasileira: um estudo sob a perspectiva Sistêmico-Funcional. 2008. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
MORAIS, F. B. C. Variação de usos do clítico ‘se’ na comunidade acadêmica: um estudo descritivo com base na Linguística Sistêmico-Funcional. Cadernos de Linguagem & Sociedade, v. 22, 2016.
MORAIS, F. B. C.; CRUZ, O. M. de S. S. A história em quadrinhos na aula de língua portuguesa como Segunda Língua (L2): relato de uma experiência com alunos surdos. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 11, n. 1, 2017.
ROCHA, S. A história da Educação de Surdos no Brasil. Rio de Janeiro: INES, 2014.
SKLIAR, C. (Org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2013.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista (Con)Textos Linguísticos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.