“É COM ALEGRIA QUE COLOCAMOS EM SUAS MÃOS”

UMA ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA DE PROFESSOR NAS INTRODUÇÕES AOS PCNS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32391

Palavras-chave:

Sentidos de professor, Semântica do Acontecimento, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN's

Resumo

Neste artigo, realizamos uma análise de excertos das Introduções aos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, com vistas a investigar os sentidos de professor. Em Sigliani e Ventura (2019; 2020), observamos, em textos jurídicos e institucionais, que, à medida em que a importância da profissão docente é reconhecida, sentidos de desvalorização do professor são percebidos. Assim, partimos da hipótese de que os PCNs podem apresentar um conflito de sentidos sobre professor. Para empreendermos nossa análise, partimos dos pressupostos da Semântica do Acontecimento, teoria semântica enunciativa proposta por Guimarães (2002; 2007; 2009; 2010; 2011; 2018), que parte do princípio da opacidade da língua e do sujeito. A constituição dos sentidos se dá na enunciação em uma relação, que é tomada na História, da língua com a própria língua e a enunciação consiste numa relação do sujeito com a língua, sendo uma prática política, pois instaura o conflito no centro do dizer. Para o tratamento dos dados, a partir dos pressupostos citados, executamos os procedimentos enunciativos de reescrituração, de articulação e o mecanismo de paráfrase, além do Domínio Semântico de Determinação (DSD). Como resultado, observamos um conflito constante de sentidos em que o professor é reconhecido como profissional importante ao passo que também foram observados sentidos de desprestígio.

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Biografia do Autor

Lívia Cristina de Souza Sigliani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); mestra em Linguística pela UESB; graduada em História pela mesma instituição. É bolsista da FAPESB.

Adilson Ventura da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Guaxupé. É professor do Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

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Publicado

30-12-2020