(DES)ENQUADRES INTERATIVOS NOS QUADRINHOS DE DIK BROWNE E ZAPPA: UM ESTUDO SOBRE OS (DES)ALINHAMENTOS DE HELGA E JANDIRA
Resumo
Tomando como corpus as tiras de quadrinhos de Dik Browne (2006) e Gilberto Zappa (1999), este trabalho tem por objetivo analisar as atuações das personagens Helga e Jandira com seus maridos, respectivamente, Hagar e Gervásio, verificando os alinhamentos / (des)alinhamentos, tendo em vista que o comportamento das personagens não corresponde às expectativas sociais e culturais, em relação ao enquadre relacionamento conjugal harmonioso. A partir de estratégias verbais e de operações de footings, percebe-se, então, novos alinhamentos e um novo enquadre ou (desjenquadre, no caso das personagens analisadas: o relacionamento conjugal conturbado, o que gera a produção de humor nas tiras de Browne e Zappa.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores cedem os direitos autorais do artigo à editora da Revista (Con)Textos Linguísticos (Programa de Pós-Graduação em Linguística da Ufes), caso a submissão seja aceita para publicação. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva de seus autores. É proibida a submissão integral ou parcial do texto já publicado na revista a qualquer outro periódico.
Esta obra está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.