Rede do bem capixaba, uma experiência de organização social na prevenção do álcool, tabaco e drogas
DOI:
https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9843Resumo
A proposta do Projeto Rede do Bem Capixaba é atuar como uma rede social que busque a promoção de atividades de prevenção às drogas de abuso nas cidades do Sul do Espírito Santo, região do Caparaó Capixaba. As atividades constam de cursos de capacitação para educadores e a realização de parcerias com órgãos governamentais e sociedade civil. A partir dos princípios norteadores desta proposta, esperamos atingir através da educação profissional os agentes essenciais da transformação social, os educadores, e com eles, crianças e pré-adolescentes promovendo mudanças na qual cada integrante da comunidade possa se “assumir como sujeito da procura, decisão, ruptura, da opção, como sujeitos históricos transformadores”. A Rede do Bem atua na região desde 2012 em 11 cidades, capacitou 1.500 pessoas na temática “drogas”, teve como extensionistas 79 alunos de graduação da UFES, vários docentes, a Rede confeccionou 4 livros didáticos, para crianças de 8 a 13 anos com distribuição gratuita nas escolas da região. Além disso, produziu 150 vídeos com aulas e entrevistas e mantém 3 sites na internet. Nessa experiência, constatou-se que é possível a transformação social através de ações de educação que sejam apoiadas e apoiadoras da sociedade civil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
Conforti, A. M. Álvares da S., Hemerly, J. P., de Oliveira, M. M., Kühl, A., Couto, C. V. M. da S., Bonamigo, J. C., … dos Santos, R. M. S. (2015). Rede do bem capixaba, uma experiência de organização social na prevenção do álcool, tabaco e drogas. Revista Guará, 3(3). https://doi.org/10.30712/guara.v3i3.9843
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).