Experiências e aprendizagens na/da formação docente Pibid Letras Português da Ufes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i10.32577

Abstract

Este artigo tenciona apresentar as experiências e aprendizagens do Pibid no curso de Letras Português, da Ufes, por um período de 18 meses, com início das atividades em agosto de 2018. Descrevem-se os participantes, a metodologia de trabalho do grupo e é feita uma exposição de quatro atividades desenvolvidas, para exemplificar algumas das ações ao longo desse período, que são: (a) A visão crítica sobre o gênero textual “discurso político” em meio as eleições de 2018; (b) Izaura News: Explorando gêneros textuais do domínio jornalístico no Ensino Fundamental; (c) Poesia capixaba e tradução intersemiótica: relato de uma experiência no PIBID e (d) Café com Pibid Letras Português. Assim, com este artigo, demonstra-se a motivação do grupo do Pibid Letras Português da Ufes ao desenvolver as atividades nesse período em que atuaram em parceria.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leila Maria Tesch, UFES

This paper seeks to share learning experiences at the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência [Institutional scholarship program of initiation to teaching] (Pibid) within a period of 18 months, starting in August 2018.  Participants and the methodology are described as well as four activities carried out during the project by way of example, namely: (a) A critical look at the textual genre “political speech” during the 2018 elections; (b) Izaura News: exploring journalistic textual genres in basic education; (c) Capixaba Poetry and intersemiotic translation: sharing experiences from Pibid and (d) The Pibid Café – BA in Portuguese. This paper, therefore, demonstrates group motivation during the afore mentioned period in which participants developed activities in partnership.

Keywords: Pibid; Teacher education; BA in Portuguese; Portuguese.

Published

30-06-2021

Issue

Section

Artigos