Músicas infantis e seus reflexos nas gerações “X”, “Y” e “Z”

Autores

  • Mariany Bonomo Segantini Cosme UFES
  • Alexandre da SIlva Mendes SEDU - Secretaria de Estado da Educação ES
  • Ailton Pereira Morila Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47476

Palavras-chave:

Música; Geração; Memória musical

Resumo

Este artigo é parte integrante de um projeto de pesquisa científica júnior intitulado “Eles ouvem, eu ouço”, que busca fazer um levantamento e análise do repertório musical de pais, professores e comunidade da EEEFM Pio XII ouvidas por várias gerações. Neste plano geracional buscamos resgatar a memória musical coletiva da comunidade e descobrir quais as mudanças ocorreram no decorrer dos anos, destacando as gerações X, Y e Z como a rede de pesquisa. A metodologia da pesquisa – qualitativa e quantitativa – se baseou em construir entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas pelos bolsistas; analisar as canções coletadas; e, como resultado final, a produção deste artigo e sua exposição.

Biografia do Autor

  • Mariany Bonomo Segantini Cosme, UFES

    Pedagoga formada pelo CEUNES-UFES

  • Alexandre da SIlva Mendes, SEDU - Secretaria de Estado da Educação ES

    Alexandre da Silva Mendes é professor na educação básica e ativista cultural. É licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestre em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) e atualmente doutorando em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).   Atualmente é   professor associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da   Universidade Federal do   Espírito   Santo (UFES).   Pesquisador do Prometheus – Núcleo de Estudos Críticos (UFES). Professor permanente do Programa de pós-graduação  em  Ensino  na  Educação Básica do CEUNES-UFES

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Publicado

25-06-2025