Children's songs and their impact on generations “X”, “Y” and “Z”

Authors

  • Mariany Bonomo Segantini Cosme UFES
  • Alexandre da SIlva Mendes SEDU - Secretaria de Estado da Educação ES
  • Ailton Pereira Morila Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i23.47476

Keywords:

Music; Generation; Musical Memory

Abstract

This article is an integral part of a junior scientific research project entitled "They hear, I listen", which seeks to survey and analyze the musical repertoire of parents, teachers and community of EEEFM PIO XII heard for several generations. In this generational plan we seek to rescue the collective musical memory of the community and discover what changes have occurred over the years, highlighting the generations X, Y and Z as the research network. The research methodology - qualitative and quantitative - is based on the construction of semi-structured interviews, recorded and transcribed by the scholarship holders; analyze the collected songs; and, as a final result, the production of this article and its exposition.

Author Biographies

  • Mariany Bonomo Segantini Cosme, UFES

    Pedagoga formada pelo CEUNES-UFES

  • Alexandre da SIlva Mendes, SEDU - Secretaria de Estado da Educação ES

    Alexandre da Silva Mendes é professor na educação básica e ativista cultural. É licenciado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestre em Ensino na Educação Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) e atualmente doutorando em Psicologia Institucional pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) da Universidade Federal do Espírito Santo.

  • Ailton Pereira Morila, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).   Atualmente é   professor associado do Departamento de Educação e Ciências Humanas do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da   Universidade Federal do   Espírito   Santo (UFES).   Pesquisador do Prometheus – Núcleo de Estudos Críticos (UFES). Professor permanente do Programa de pós-graduação  em  Ensino  na  Educação Básica do CEUNES-UFES

References

FRANCO, Pedro Silveira; AMENT, Mariana Barbosa. A importância e os benefícios da Educação Musical na infância. Batatais, 2017.

TAG, Marta Terezinha. Som e música: corpo e movimento. Lajeado, junho de 2015.

RODRIGUES, Luzia Maria. A criança e o brincar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Mesquita, 2009.

Geração X. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociedade/geracao-x/. Acessado 05/08/2018.

MENA, Isabela. Verbete Draft: o que é Geração Y (Millennials). Agosto, 2016. Disponível em: https://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-geracao-y/. Acessado em 05/08/2018.

SUBTIL, Maria José Dozza. Músicas, mídias e escola: relações e contradições evidenciadas por crianças e adolescentes. Educar em revista; editora UFPR, Curitiba, Brasil, 2011.

Diante do Trono. Disponível em: http://diantedotrono.com/historia/ . acessado em:21/09/2018.

MORAES, José Geraldo Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Rev. bras. Hist. vol.20 n.39 São Paulo, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882000000100009. Acessado em: 05/08/2018.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro/ Between past and future. São Paulo Perspectiva, 2016, 8ª edição (Debates, 64).

JABER, Maria dos Santos. O BEBÊ E A MÚSICA: Sobre a percepção e a estruturação do estímulo musical, do pré-natal ao segundo ano de vida pós-natal. Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: http://objdig.ufrj.br/26/dissert/817223.pdf . Acessado em 28/09/2022 às 16:10h.

Published

25-06-2025