As contribuições da formação continuada na prática docente dos professores de Matemática do ensino fundamental anos finais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.30949

Palabras clave:

Formação continuada; Educação matemática; Avaliação diagnóstica

Resumen

Para este estudo de caso, compuseram a amostra três gráficos gerados pela avaliação diagnóstica da rede PMVV, pelos quais a análise dos resultados permitiu identificar a necessidade de manter os mesmos descritores nas avaliações diagnósticas de 2017, 2018 e 2019, comparando os avanços paulatinamente, bem como dois questionários direcionados ao professor-formador e aos professores-formandos, que serviram como instrumentos de pesquisa na identificação de como ocorre a apropriação e transposição da metodologia aprendida na formação continuada e sua aplicação na sala de aula. A Formação Continuada, conforme estabelecido na Lei de nº 9.394/1996, vem atender a necessidade de atualização profissional do professor, ocorrendo durante o horário de trabalho e de forma remunerada. Um mural colaborativo virtual foi disponibilizado aos professores dessa rede de educação para a socialização dessas boas práticas que contribuíram para a superação dos descritores defasados.

Palavras-chave: Formação continuada. Educação matemática. Avaliação diagnóstica.

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Biografía del autor/a

Pablo Ornelas Rosa, Faculdade Vale do Cricaré - FCV

Pablo Ornelas Rosa realizou estágio pós-doutoral em psicologia institucional (2020) e em saúde coletiva (2018) na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e em sociologia (2014) na Universidade Federal do Paraná - UFPR. É doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP (2012), mestre em sociologia política (2008) e bacharel em ciências sociais (2005) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política (Mestrado Acadêmico) e em Segurança Pública (Mestrado Profissional) da Universidade Vila Velha - UVV. É professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciência e Tecnologia (Mestrado Profissional) na Faculdade Vale do Cricaré - FVC, no Curso de especialização em direito penal, processo penal e criminologia no Centro de Ensino Superior de Vitória ? CESV, no curso de especialização em sociologia política da Faculdade Sagrada Família ? FASF e no curso de especialização em direito penal e criminologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ? PUC/RS. Tem experiência na área de sociologia e antropologia política, tendo desenvolvido pesquisas sobre drogas, criminalidades, políticas públicas, segurança pública, racionalidade neoliberal e direitas. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Ativismos, Resistências e Conflitos - NUPARC (PPGSP/PPGSPo/UVV) com Paulo Edgar da Rocha Resende, participa do Grupo de Pesquisa Criminologias, Segurança Pública e Políticas Prisionais (PPGSPo/UVV), Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos - CESPDH (PPGS/PPGD/UFPR), Centro de Estudos e Pesquisas sobre Álcool e outras Drogas - CEPAD (PPGASC/UFES) e do Observatório de Direitos Humanos e Justiça Criminal do Espírito Santo - ODHES (PPGPI/UFES). É autor de diversos livros e artigos científicos.

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Publicado

29-06-2023