Educação do Campo na perspectiva da Educação Científica Intercultural: O que dizem as pesquisas no campo da Educação em Ciências?

Autores/as

  • Maíra Gaigher Zetóles UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • Patricia Silveira da Silva Trazzi UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- UFES- PROFESSORA CENTRO DE EDUCAÇÃO
  • Elizabeth Detone Faustini Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i4.31853

Resumen

Resumo: Neste artigo buscamos investigar como a literatura da área de Educação em Ciências vem abordando a temática da Educação Científica Intercultural na Educação do Campo, especificamente com relação às comunidades campesinas. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, com recorte temporal de 24 anos em periódicos e anais da área de Educação em Ciências. Os resultados apontam que, para as populações campesinas, ainda são poucos os trabalhos envolvendo a Educação Científica Intercultural. Contudo, os trabalhos encontrados apontam que os conhecimentos tradicionais das comunidades campesinas podem ser objetos da ciência escolar e que a Educação Científica Intercultural no contexto da Educação do Campo proporciona um ensino contextualizado, com temas da realidade dos estudantes e possibilita o aprendizado por meio da significação dos conceitos e diálogo entre os saberes locais e os saberes escolares.

Palavras-chave: Educação do Campo; Educação em Ciências; Educação Científica Intercultural; Comunidades campesinas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maíra Gaigher Zetóles, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professora da Escola Família Agrícola de Olivânia- Anchieta- ES. É mestranda do Programa de pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Patricia Silveira da Silva Trazzi, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- UFES- PROFESSORA CENTRO DE EDUCAÇÃO

Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFES.  Professora Adjunta no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação em Ciências-Labec-UFES.

 

Elizabeth Detone Faustini Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo EDUCIMAT-IFES. Licenciada em Química pela UFES. Bacharel em Artes Plásticas pela UFES. Licenciada em Ciências e Matemática pela PUC-MG. Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo. Membro do Laboratório de Pesquisa em Educação em Ciências-Labec-UFES.

Publicado

29-10-2020

Número

Sección

Dossiê: Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil