Encontros e (des)encontros entre a Educação Física e a creche: análises sobre ações do Pibid

Autores/as

  • Eduarda Heydt Heinen Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
  • Marcos Aurélio Eger de Souza Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis
  • José Ricardo Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus Presidente Epitácio

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i5.32446

Resumen

O presente texto é um estudo de revisão do tipo estado da arte que busca na produção acadêmica relatos de experiências que contemplem ações da Educação Física aliada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na creche.  Para tanto, alocamos a investigação na faixa temporal que compreende o início do PIBID, 2007 até o ano de 2019. Como banco de dados, optou-se pelas seguintes plataformas on line Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latina-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e o Catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O resultado demonstra escassa produção sobre o tema derivado de um histórico (des)encontro entre a Educação Física e a Educação Infantil e, consequentemente do edital do Pibid. Com o intuito de contribuir com o debate, relatamos nossa experiência de encontro entre a Educação Física e o Pibid na creche. Em nossas conclusões, defendemos a atuação do professor de Educação Física na creche desde que em consonância com as concepções de desenvolvimento integral e o Pibid enquanto política pública de formação inicial e continuada de docentes como forma de superar concepções pragmáticas e mecânicas de atuação deste profissional na Educação Infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduarda Heydt Heinen, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

Graduanda em Educação Física

Marcos Aurélio Eger de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis

Graduando em Educação Física

Publicado

20-11-2020

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial de professores em foco: os programas PIBID e Residência