Infecção por SARS-COV-2

uma proposta de ensino investigativo sobre membrana plasmática com ferramentas digitais

Autores/as

  • Lucas Dias Lima Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0003-3178-199X
  • Karina Carvalho Mancini Universidade Federal do Espírito Santo
  • Érica Duarte Silva Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36602

Palabras clave:

Biologia; Ensino de Ciências por Investigação; Ensino médio; Mobile Learning; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumen

A abordagem sobre membrana citoplasmática no ensino médio se dá majoritariamente pelo uso do livro didático como ferramenta de ensino aprendizagem. A utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto educacional se apresenta como alternativa viável e eficaz ao ensino tradicional de membranas plasmáticas, no que tange sua estrutura e processos citológicos que a envolvam. Neste trabalho propomos uma atividade investigativa para o ensino médio, tendo situação-problema a infecção pelo SARS-COV-2, e com o uso de guia virtual para auxiliar a compreensão da sinalização química nos transportes de membrana plasmática da membrana plasmática ao longo da infecção deste patógeno e suas implicações clínicas. A abordagem contextualizada excede ao ensino restrito de estruturas e processos celulares, visando a tomada de ações conscientes para a prevenção e a promoção à saúde, condizente ao que preconiza a Base Nacional Comum Curricular para área de Ciências da Natureza e suas tecnologias no ensino médio, além da notória importância da disciplina de Biologia no contexto da pandemia de covid-19 na promoção da saúde individual e coletiva.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Dias Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado (2016) e Bacharel (2018) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é professor efetivo na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo e Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Rede em Ensino de Biologia (PROFBIO), polo UFES. Tem experiência em Educação em espaços não-formais de ensino (museus), bem como a produção de materiais didáticos e taxidermizados para popularização do conhecimento e exposição do acervo museológico; e produção de recursos didáticos-pedagógicos para o Ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia na Educação Básica. Com experiência em Herpetologia, com ênfase na composição e distribuição dos répteis capixabas.

Karina Carvalho Mancini, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação - Bacharelado e Licenciatura - em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998), doutorado (2003) e pós-doutorado (2007) em Biologia Celular e Estrutural pela mesma universidade. Atualmente é professora Associada II na Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus. Tem experiência na área de Morfologia (estrutura, ultra-estrutura e citoquímica), com ênfase na morfologia espermática de invertebrados, principalmente insetos. Atualmente trabalha em Ensino de Biologia, principalmente relacionado a produção de materiais didáticos. Atua como docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica (PPGEEB) e Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO), todos em nível mestrado e vinculados a Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus (CEUNES/UFES).

Érica Duarte Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo de Santos Dumont (2001), especialização em Gestão Ambiental de municípios pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), Mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2006), Doutorado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), e pós-doutorado em Sistemática e Conservação de Bromeliaceae, Iridaceae e Passifloraceae pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). É Professora de Ensino de Ciências e Biologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), no Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas (CEUNES, São Mateus, ES). Como pesquisadora, possui experiência nas áreas de Ecologia Vegetal e Biologia Reprodutiva; Morfo-Anatomia e Citogenética de estruturas reprodutoras, ensino de Botânica, Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental e Antropologia Cultural - Educacional. Como professora do Magistério Superior tem experiência nas seguintes áreas: Biologia Celular, Histologia e Embriologia Vegetal, Botânica Geral, Sociologia da Educação; Antropologia Cultural e Relações Interpessoais. Professora orientadora no Mestrado em REDE-PROBIO de Ensino de Biologia.

Citas

AGÊNCIA BRASIL. Um terço dos candidatos às universidades não têm acesso à EAD. Brasília,

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-04/um-terco-doscandidatos-universidades-nao-tem-acesso-ead. Acesso em: 15 ago. 2021.

AMABIS, JOSÉ MARIANO; MARTHO, GILBERTO RODRIGUES. Biologia das células. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2009.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BBC NEWS BRASIL, 2020. “Coronavírus: O que a covid-19 faz com o seu corpo”. Youtube, 20 mar. 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WEMpIQ30srI. Acesso: 15 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf> Acesso: 15 ago. 2021.

CANI, J. B., SANDRINI, E. G. C., SOARES, G. M., SCALZER, K. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.

CARVALHO, A. M. P. de. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 765–794, 2018. DOI: 10.28976/1984-2686rbpec2018183765. Disponível em: https://www.periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4852. Acesso em: 15 ago. 2021.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de et al. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, v. 1, p. 1-19, 2013.

DANTAS, Klayta Benigno Ramalho. Transporte de substâncias através da membrana plasmática: com utilização de um jogo didático digital para alunos do ensino médio. 2017. Dissertação de Mestrado. Brasil.

DIAS-LIMA, DUARTE-SILVA, MANCINI, 2021. Guia virtual sobre transporte de membrana- Covid. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1vSQZ_A_LKpcMD1T3CKU12QDeqbfPmJD2/view?usp=sharing>.

DOMÍNGUEZ, Nuño. Cientistas chineses revelam a porta de entrada do coronavírus às células humanas, 05 mar. 2020. El País. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-03-05/cientistas-chineses-revelam-a-porta-de-entrada-do-coronavirus-as-celulas-humanas.html> Acesso em: 12 jun. 2021.

HODGES, Charles; MOORE, Sthefanie; LOCKEE, Barby; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Revista Educause, v. 27, 2020.

LIMA, Walkíria dos Reis; PEIXOTO, Joana; ECHALAR, Adda Daniela Lima Figueiredo. Ações educacionais em tempos de pandemia: reflexões sobre a Biologia no ensino médio. Olhar de Professor, v. 23, p. 1-6, 2020.

MACHADO, Natália Alves; CRUZ, Frederico Alan de Oliveira. Transporte através de membranas: proposta de abordagem utilizando recursos educacionais digitais. In: VPCT2020 – A voz dos professores de C&T Encontro Internacional, 5., 2020, Vila Real – Portugal. Anais... Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia, p. 61-68.

MAIA, Aline Farias. Biomoléculas e citologia: análise de conceitos bioquímicos aplicados no Ensino Médio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito – Rio Grande do Sul.

MIYAZAWA, Glória Cristina Marques Coelho; SIQUEIRA, Ana Cláudia; JÚNIOR, Carlos Fernando de Araújo; FRENEDOZO, Rita de Cássia. Aplicativos para o Ensino-Aprendizagem de Educação Ambiental. Revista de Educomunicação Ambiental, v. 6, n. 1, p. 1–19, 2016.

OLIVEIRA, Fausto Eduardo de; ALBRECHT, Mirian Pacheco Silva. Cell membrane: produção e análise de um jogo eletrônico sobre permeabilidade seletiva da membrana plasmática. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), 10, 2015. Águas de Lindóia, SP. Anais... Tecnologias da informação e comunicação na Educação em Ciências, p. 1-8.

PETTO, Jefferson; SANTOS, Pedro Henrique Silva; SANTOS, Luana Farias Souza dos; SENA, Deise Santos da Silva; SACRAMENTO, Marvyn de Santana do. Interação entre SARS-COV-2 e o sistema Renina Angiotensina. Revista Pesquisa em Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 198-210, 2021.

PLITT, Laura. Coronavírus: O que a covid-19 faz com o seu corpo. BBC News Brasil, 14 mar. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51891465. Acesso: 15 ago. 2021.

REECE, Jane B. et al. Biologia de Campbell. Artmed Editora, 2019.

REIS, Juliardnas Rigamont dos. Simulador em ambiente de realidade virtual para o ensino da membrana plasmática. 2019. Dissertação (Mestrado em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino

Superior) – Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Universidade Federal do Pará, Belém – Pará.

SCARPA, Daniela Lopes; CAMPOS, Natália Ferreira. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados, v. 32, p. 25-41, 2018.

SILVA, Luciana; FARIA, Joana Cristina. “QUIZ” DA MEMBRANA PLASMÁTICA–CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INTERATIVO. Enciclopédia Biosfera, v. 8, n. 15, 2012.

SOUTO, Xênia Macedo. COVID-19: aspectos gerais e implicações globais. Recital-Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 2, n. 1, p. 12-36, 2020.

UZUNIAN, Armênio. Coronavirus SARS-CoV-2 and Covid-19. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 56, 2020.

Publicado

27-10-2022