Ensino de Botânica

Possibilidades para o professor na Educação Básica

Autores/as

  • Neidiane Pereira Cattem
  • Vanessa Thomazini Silva
  • Elisa Mitsuko Aoyama

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i13.36668

Palabras clave:

Metodologia de ensino; Ensino de Ciências; Recursos facilitadores

Resumen

A botânica é por vezes vista como matéria árida e entediante por estudantes e até por professores da educação básica. A escassez de aulas práticas e de recursos facilitadores provocam desinteresse por parte dos alunos, e a carência de materiais didáticos implica na desmotivação por parte dos professores, que recorrem ao livro didático e exercícios, deixando de lado a elaboração e uso de outros recursos didáticos, resultando em um ciclo que perpetua essa visão errônea da bióloga Vegetal. Pensando nisso, teve-se como objetivo analisar a construção de um manual de atividades didáticas voltadas para o ensino de Botânica, com o intuito de auxiliar professores de Ciências e Biologia na execução de atividades lúdicas com materiais acessíveis em sala de aula. Foram aplicados dois questionários um com objetivo de levantamento de dados para construção do manual e outro para avaliação aplicabilidade do mesmo por professores da educação básica. Como resultados, conclui-se que o manual se apresenta como uma ferramenta relevante de apoio ao professor, contribuindo e auxiliando em suas aulas Botânica ajudando a assimilar melhor o conteúdo que é ensinado em sala de aula.

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Publicado

27-10-2022