Novas formas de ler:

livro de literatura infantil digital

Autores/as

  • Vilma Da Silva Araujo Universidade Estadual de Maringá
  • Cleide Maria Jagher
  • Mariana Santos

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i8.37981

Palabras clave:

Letramento literário, multiletramento, Leitura literária, Livro de literature infantil digital

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar as práticas de multiletramentos mobilizadas pelo livro literário infantil digital, de forma que contribua para a formação do leitor na infância. Para isso, analisa-se a obra digital adaptada do poema Via Láctea, de Olavo Bilac. Esse novo formato interativo, produzido pela autora Samira Almeida e pelo autor Fernando Tangi, caracteriza-se por envolver diferentes tipos de conhecimentos obtidos previamente, tais como os elementos que compõem os sistemas operacionais e de gerenciamento dos dispositivos móveis de interação. Nessa obra, a interatividade exige a performance do leitor para então ligar objetos diferentes e movimentar-se no conteúdo de forma não-linear. E a presença de múltiplas combinações nos livros digitais e as potencialidades das tecnologias digitais aciona modos diferentes de leitura que contribuem para a ampliação da produção de sentido.

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Biografía del autor/a

Vilma Da Silva Araujo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Letras - Estudos Literários (2021) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutoranda também em Estudos Literários pela mesma universidade.

Cleide Maria Jagher

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO-PR) - 2015 e Doutoranda em Estudos literários e Formação do leitor pela Universidade Estadual de Maringá-UEM.

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Publicado

18-08-2022