Impactos na educação superior e o uso das tecnologias digitais durante da pandemia do novo coronavírus

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i15.39494

Resumen

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças globais que afetaram todas as áreas, inclusive a Educação. Milhares de professores e estudantes modificaram suas rotinas de ensino e aprendizagem, devido a necessidade do distanciamento social. O objetivo deste trabalho foi verificar os impactos da pandemia na Educação de Ensino Superior e como se configurou o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nesse período. Trata-se de uma revisão bibliográfica, para tanto foi utilizada a base de dados Google Acadêmico e Scielo para a busca dos arquivos. Pode-se perceber que esse momento de Ensino Remoto Emergencial mostrou muitas fragilidades e deficiências, sobretudo para aqueles que não tinham condições econômicas, afetando negativamente o processo de ensino e aprendizagem, questões emocionais e financeiras também foram apontadas. Apesar dos inúmeros pontos negativos, foram evidenciadas também algumas possibilidades, tais como aprendizagem de recursos e equipamentos tecnológicos, aprimoramento dos métodos de ensino, e a importância das TDICs durante e no pós-pandemia. Por fim, destaca-se que foi um período de muitas dificuldades, dúvidas e incertezas, mas também de possibilidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonia Railene de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Cariri

Doutoranda pelo Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM), na área de Biotecnologia, no estudo de Química de Proteínas, com ênfase no estudo de lectinas. Mestre em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Pós-graduada em Docência no Ensino Superior pela Única (2022). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas (2019) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Estuda ainda assuntos voltados para a Educação, tais como: ensino de ciências,  neurociências, emoções e afetividades e metodologias de ensino.

Citas

ANJOS, A. M.; SILVA, G. E. G. Tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) na educação. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, Secretaria de Tecnologia Educacional, 2018.

ARRONA-PALACIOS, A.; REBOLLEDO-MENDEZ, G.; ESCAMILLA, J.; HOSSEINI, S.; DUFFY, J. Effects of COVID-19 lockdown on sleep duration, sleep quality and burnout in faculty members of higher education in Mexico. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 2985-2993, 2022. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2022.v27n8/2985-2993/. Acesso em: 13 jul. 2022.

BARBOSA, S. D. P.; DE ALMEIDA, D. V. O ensino remoto emergencial: mediação tecnológica e estratégias de ensino-aprendizagem. Caderno Intersaberes, v. 9, n. 22, 2020. Disponível em: https://cadernosuninter.com/index.php/intersaberes/article/view/1585. Acesso em: 03 set. 2021.

BOTTENTUIT-JUNIOR, J. B. B.; BAIMA, G. M.; COSTA, L. M. L.; COIMBRA, V. L. O Uso Do Whatsapp Como Ferramenta Didática: possibilidades e desafios em aulas de Língua Portuguesa. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, p. 33740-33751, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br//ojs/index.php/BRJD/article/view/27496. Acesso em 03 set. 2021.

BLANDO, A.; MARCILIO, F. C. P.; FRANCO, S. R. K.; TEIXEIRA, M. A. P. Levantamento sobre dificuldades que interferem na vida acadêmica de universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Thema, v. 20, p. 303-314, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1857. Acesso em: 03 set. 2021.

COELHO, P. M. F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v. 5, n. 2, p. 88–95, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16621. Acesso em: 14 mar. 2022.

COSTA, D. D. M.; LIMA, J. R. O. Ferramentas de ensino remoto: novas tendências para o Ensino Superior a partir do contexto da pandemia. EducEaD-Revista de Educação a Distância da UFVJM, v. 2, n. 1, p. 20-40, 2022. Disponível em: http://revista.ead.ufvjm.edu.br/index.php/eduque/article/view/51. Acesso em: 13 jul. 2022.

CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 03 fev. 2021.

FERREIRA, D. H. L.; BRANCHI, B. A.; SUGAHARA, C. S. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista práxis, v. 12, n. 1sup, 2020. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3464. Acesso em: 03 set. 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Editora Atlas SA, 2008.

GODOI, M.; BERALDO KAWASHIMA, L.; ALMEIDA GOMES, L.; CANEVA, C O ensino remoto durante a pandemia de covid-19: desafios, aprendizagens e expectativas dos professores universitários de Educação Física. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e4309108734, 2020. Disponível em: https://orfee.hepl.ch/handle/20.500.12162/4387. Acesso em: 03 set. 2021.

LEITÃO, K. S; CAPUZZO, D. B. Impactos do Burnout em professores universitários no contexto da pandemia de Covid 19. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 40, p. 378-390, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5067. Acesso em 13 jul. 2022.

MIYAZATO, E. S. AMARAL, J. P. N.; SOUZA, A. S.; STOLF, A. R. A Síndrome de Burnout em professores médicos durante a pandemia da Covid-19. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 15, n. 1, p. e9597-e9597, 2022. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/9597. Acesso em: 13 jul. 2022.

OLIVEIRA, E. N. et al. Covid-19: Repercussions on the mental health of higher education students. Saúde em Debate, v. 46, p. 206-220, 2022.

OLIVEIRA, H. V.; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: Reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID-19). BOCA Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/127. Acesso em: 03 set. 2021.

OLIVEIRA, R. M.; CORRÊA, Y. Ensino de língua portuguesa com a mediação das tecnologias digitais em tempos de pandemia. Dialogia, n. 36, p. 252-268, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18336. Acesso em: 03 set. 2021.

OSTI, A. PONTES-JUNIOR, J. A. F.; ALMEIDA, L. S. O comprometimento acadêmico no contexto da pandemia da COVID-19 em estudantes brasileiros do ensino superior. 2021. Disponível em: http://repositorium.uminho.pt/handle/1822/74311. Acesso em: 13 jul. 2022.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: Mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 03 set. 2021.

SANTIAGO, D. S. SOUSA, L. L.; SILVA, J. C. As dificuldades do ensino remoto no ensino superior. 2021, 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência e Tecnologia). Universidade Federal Rural Do Semiárido – UFERSA, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/6522. Acesso em: 13 jul. 2022.

SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18383. Acesso em 03 set. 2021.

SILVA-BARBOSA, C. E.; LIMA, E. P. M.; COSTA, Y. X. A.; LIMA, V. S. F.; CARVALHO, S. T. A.; ROCHA, A. S. Esgotamento profissional na docência: Síndrome de Burnout em professores universitários durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, p. e44111831385-e44111831385, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/31385. Acesso em: 13 jul. 2022.

SILVA, M. D.; SOARES, G. C. A.; CARDOSO, C. M. L.; GUERREIRO, T. S. B.; GUIMARÃES, C. C.; CHICRE, G. R.; SIQUEIRA, L. R. M.; SEFFAIR, R. P.; DOMINGUES, N. A.; TRINDADE, F. F. Coronavírus: consequências da pandemia no ensino superior. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 5, p. e7120-e7120, 2021. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7120. Acesso em 03 set. 2021.

TELES, C. C.; TELLA, L.; BIANCHINI, L. G. B. A Síndrome de Burnout em professores do ensino superior no período de pandemia do Covid-19. HUMANIDADES E TECNOLOGIA (FINOM), v. 33, n. 1, p. 172-182, 2022. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/2173. Acesso em: 13 jul. 2022.

VAZQUEZ, D. A.; PESCE, L. A experiência de ensino remoto durante a pandemia de Covid-19: determinantes da avaliação discente nos cursos de humanas da Unifesp. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 27, p. 183-204, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/ScXyqLR49N8cNJ3WJnbQPJD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 jul. 2022.

Publicado

29-06-2023