Regência Virtual em Tempos de Pandemia

Um relato de experiência na Residência Pedagógica em Educação Física

Autores/as

  • Bruno Victor Soares de Melo Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Antonio Caetano Universidade Federal de Alagoas
  • Antonio dos Santos Barros Secretaria Estadual de Educação do Estado de Alagoas
  • Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i18.42502

Palabras clave:

Covid-19; Regência virtual; Formação docente.

Resumen

Objetiva-se relatar a experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica no subprojeto Educação Física. O estudo tem características descritivas e abordagem qualitativa. Foram utilizados como procedimento: leitura dos documentos e análises das gravações realizadas na plataforma google meet. Os resultados indicam que as ações formativas, ocasionaram a construção de 13 sínteses conteudistas; documentações norteadoras; protocolos de segurança; e inovações metodológicas. Na ambientação e observação semiestruturada, houve a inserção no contexto contribuindo no seu processo reflexivo. A etapa de regência concedeu uma a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos e da reflexão acerca das adversidades do cenário educacional. Conclui-se que se pode atribuir ao Programa a oportunidade oferecida aos graduandos para o processo de formação do residente por meio das variadas vivências.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Victor Soares de Melo Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas. Residente do Programa de Residência Pedagógica 2020-2022.

Antonio Caetano, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduado em Educação Física/Bacharelado e mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e atua como Professor Associado 2 no curso de Educação Física do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da UFAL. É membro do Grupo de Pesquisa em Laboratório Aplicado em Estudos de Educação Física, Esporte e Lazer (LAEL) e do Grupo de Estudos em Nefrologia Integrada de Alagoas (GENIAL). Debruça-se nos campos de Educação Física e Promoção da Saúde na escola e campos não formais de ensino; efeitos do exercício físico em doenças (especialmente Doença Renal Crônica); e metodologias, práticas de ensino e cineantropometria no Voleibol.

Antonio dos Santos Barros, Secretaria Estadual de Educação do Estado de Alagoas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (1994). Atualmente é coordenador - Colégio Santíssima Trindade, professor - Secretaria Municipal de Educação de Maceió e professor - SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID); e Preceptor do Programa de Residência Pedagógica.

Chrystiane Vasconcelos Andrade Toscano, Universidade Federal de Alagoas

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1998, mestrado em Educação Especial pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona / Universidade de Havana-Cuba (2000), título validado pela Universidade Federal da Bahia, doutorado em Ciências do Desporto e Educação Física pela Universidade de Coimbra-Portugal em 2017, título validado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenadora de Cursos de Aperfeiçoamento em Práticas Inclusivas (RENAFOR/MEC). Experiência profissional na elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos de intervenções no âmbito da intervenção pedagógica, das práticas inclusivas e no âmbito do atendimento especializado. Principais interesses de pesquisas estão relacionados a caracterização do perfil sintomatológico, perfil cognitivo e motor, nível de atividade física, saúde metabólica e qualidade de vida da população com transtorno do espectro do autismo.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023.

BRITO, S. B. P.; BRAGA, I. O.; CUNHA, C. C.; PALÁCIO, M. A. V.; TAKENAMI, I.Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate, v. 8, n. 2, p. 54–63, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Editora EGA, 1996.

FÉLIX, Célia Neves. Formação continuada de professores em tempos de pandemia de Covid-19: Desafios e Incertezas. Seminários Regionais da Anpae, n. 6. Espírito Santo, 2020.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa Qualitativa: Tipos Fundamentais. Revista de Administração de Empresas, v. 35, n.3, p. 20-29. São Paulo, 1995.

GONÇALVES, Leticia França. Treinamentos em casa: Escolares atletas de ginástica rítmica em tempos de pandemia Covid-19. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Alagoas, 2021.

LOPES, Darcilene Ramos. A formação de professores: Desafio do docente em tempo da pandemia Covid-19. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, v. 5, n. 1. São Paulo, 2020.

LIMA, I. P.; FERRETE, A. A. S. S. WhatsApp em práticas de ensino e aprendizagem em tempo de pandemia. Anais Educon, v. 14, n. 8, p. 1-15. Sergipe, 2020.

LUNARDI, N. M. S. S.; NASCIMENTO, A.; SOUSA, J. B.; SILVA, N. R. M.; PEREIRA, T. G. N.; FERNANDES, J. S. G. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, v. 46, n. 2. Porto Alegre, 2021.

MARQUES, Luiz. A pandemia incide no ano mais importante da história da humanidade. Serão as próximas zoonoses gestadas no Brasil ? Unicamp, São Paulo, 05 de Mai. 2020. Disponível em:

<https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2020/05/05/pandemia-incide-no-ano-mais-importante-da-historia-da-humanidade-serao-proximas>. Acesso em: 15 dez.2022.

MENINO, F. A.; MOURA, J. B. F.; GOMES, L. M. A importância da interação escola e família no desenvolvimento do aluno durante o período de pandemia. Realize Editora. Congresso Nacional de Educação, n. 7. Paraíba, 2020.

PEREIRA, M. A. C.; BANDEIRA, A. D. O.; WENER, M. E.; WITCHWASTYSKIS, S. L. L.; LIMA, W. K. S. S. Realize Editora. Congresso Nacional de Educação, n. 7. Paraíba, 2020.

PRATA, E. G.; SOUSA, R. F.; ARAÚJO, J. F.; CORREIA, L. M.; DEUS, S. C. S. R. Plataformas digitais e o ensino a distância em tempos de pandemia pelo olhar da docência. Tecnologias Educacionais: Ensino e Aprendizagem em Diferentes Contextos. Editora Científica Digital, n. 16, p. 201-214, 2020.

RAQUEL, Martha. Quem são as pessoas que não têm acesso à internet no Brasil?. Brasil de Fato, Salvador, 10 Ago. 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/08/10/quem-sao-as-pessoas-que-nao-tem-acesso-a-internet-no-brasil>. Acesso em 20 dez. 2022.

SOUZA, M. N.; GUIMARÃES, L. M. S. Vulnerabilidade social e exclusão digital em tempos de pandemia: Uma análise da desigualdade de acesso à internet na periferia de Curitiba. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 6, n. Especial II, p.284-302. Rio de Janeiro, 2020.

SOARES, Kelly do Nascimento. Percepções sobre a Regência de contexto na Educação Infantil como Prática de Ensino Aprendizagem no Estágio Supervisionado. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A educação em tempos de pandemia: Soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina. Santa Catarina, 2020.

ZACCARON, Isadora Coelho. Experiência de regência no ensino fundamental. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 02, Vol. 02, pp. 43-62. Fevereiro de 2019.

Publicado

27-06-2024

Número

Sección

Relatos de experiência