Biografias de mulheres afro-brasileiras e indígenas em práticas pedagógicas antirracistas

Relato de Experiência

Autores/as

  • Helânia Thomazine Porto UNEB
  • Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.47456/krkr.v1i19.43748

Palabras clave:

Letramento racial; Práticas pedagógicas antirracistas; Biografias.

Resumen

O presente trabalho é um relato de experiências acerca do letramento racial e de valorização da diversidade étnico-racial e de gênero realizado com estudantes do sexto semestre do curso de pedagogia, no bojo do componente curricular Núcleo de Extensão e Pesquisa Interdisciplinar IV, ofertado no curso de XXXXXXXXX do XXXXXXXXXXXXXXXXX, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada em XXXXXXXXXXXXXX. Apesar da eleição de vinte ativistas indígenas e afro-brasileiras, o enfoque principal deste texto é sobre a educação antirracista considerando dez ativistas afro-brasileiras, conforme preconizam as leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Para além das contribuições dessas mulheres negras no contexto político, destacamos a força, a sabedoria e a determinação de três delas no enfrentamento aos sistemas opressores, tais como:  capitalismo, patriarcalismo, racismo e machismo.

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Biografía del autor/a

Lúcia de Fátima Oliveira de Jesus, Universidade do Estado da Bahia

Professora titular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Professora colaboradora no Programa de Mestrado em Ensino de Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPGER/UFSB). Mestra e doutora em Educação pala Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoramento em História da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto/PT.

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Publicado

09-08-2024