Educação e trabalho na perspectiva dos estudantes da EJA em Linhares
DOI:
https://doi.org/10.47456/krkr.v1i22.44215Palabras clave:
EJA; Trabalho; Trajetória de vida.Resumen
Esta pesquisa objetiva compreender a trajetória de vida e a realidade de estudantes inseridos na EJA Ensino Médio. Por meio de um estudo de caso, analisaram-se as intenções dos discentes em relação à educação e ao trabalho, bem como a perspectiva que possuem sobre o futuro. Participaram da pesquisa 10 alunos de uma escola estadual localizada na cidade de Linhares, no estado do Espírito Santo. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas individuais, por intermédio de um questionário semiestruturado. Os resultados destacam que a maioria dos alunos entrevistados são negros e com renda familiar abaixo de 2 salários-mínimos. Apesar de desejarem, em algum momento, cursar o Ensino Superior, esses jovens dão prioridade a iniciar algum curso técnico logo após a conclusão do Ensino Médio. Ademais, há pouco incentivo da escola para que eles cursem o Ensino Superior, mesmo com uma Faculdade municipal, pública e gratuita, localizada ao lado da instituição investigada.
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