Conhecimento de estudantes de Ciências Biológicas sobre mutações gênicas e cromossômicas

Auteurs

  • Vanessa de Souza Leite
  • Renata Fernandes de Matos Universidade Estadual do Ceará

DOI :

https://doi.org/10.47456/3qt0d343

Mots-clés :

Ensino-aprendizagem; Estudantes; Genética

Résumé

As mutações são alterações que ocorrem no material genético em decorrência de erros no processo de expressão gênica. As mesmas podem ser do tipo gênicas ou cromossômicas, contando, cada uma, com origens e implicações diferentes para os indivíduos portadores. A presente pesquisa tem por objetivo investigar o conhecimento de estudantes de Ciências Biológicas sobre as mutações gênicas e cromossômicas. Foi desenvolvida uma pesquisa do tipo quali-quantitativa com estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública, situada no município de Iguatu, estado do Ceará. Foram entrevistados 35 alunos, os quais estavam regularmente matriculados do 5° ao 9° semestre, já tendo assim cursado a disciplina de Genética. Após a coleta dos dados, foram obtidas porcentagens e elaborados gráficos e quadros a fim de apresentar os resultados e construídas nuvens de palavras com os termos mais citados pelos alunos. Pelos resultados visualiza-se que o público entrevistado consegui diferenciar as mutações gênicas e cromossômicas, contudo, havendo alguns equívocos quanto a exemplos práticos de ocorrência das mesmas. Dessa forma, destaca-se que o processo de ensino da Genética deve ser fortalecido nos cursos de Ciências Biológicas, de maneira especial, no que se refere ao tema mutações.

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Publiée

26-12-2025