Consequências da evasão escolar
um estudo de caso com o ensino médio de uma escola estadual de Minas Gerais
DOI :
https://doi.org/10.47456/e2vgbg42Mots-clés :
Abandono escolar; Baixa qualificação; Subemprego, Desigualdades sociaisRésumé
Este artigo teve como objetivo identificar as possíveis consequências da evasão e do abandono escolar na escola estadual de Moeda (MG), a partir do corpo docente e administrativo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade com 17 professores do ensino médio e 6 servidores do corpo administrativo/pedagógico desta escola. Os resultados evidenciaram consequências da evasão e do abandono escolar que impactam tanto os estudantes quanto a comunidade escolar e a sociedade como um todo, como: o comprometimento do desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, exclusão social, problemas de saúde, violência, uso de substâncias ilícitas e a baixa qualificação profissional, que colabora com a perpetuação do ciclo de pobreza e marginalização. Como contribuições, este estudo fornece dados que podem servir como base para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e políticas públicas que atendam melhor às necessidades dos alunos em risco de evasão em diversas instituições educacionais.
Références
AZEVEDO, J. P.; HASAN, A.; GOLDEMBERG, D. Dropout dynamics: Understanding patterns of school leaving in Brazil. World Bank Economic Review, v. 33, n. 3, p. 601-627, 2019.
BALFANZ, R. Overcoming the High School Dropout Crisis. Harvard University Press, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BILLS, D. B. The role of education in employment outcomes: A comparative analysis of the United States and Europe. Comparative Education Review, v. 63, n. 2, p. 214-237, 2019.
BONETI, L. W. Educação, Exclusão e Cidadania. Ijuí: Unijuí, 2003.
BRADSHAW, C. P.; O'BRENNAN, L. M. Handbook of school violence and school safety: International research and practice. Routledge, 2008.
BRADSHAW, C. P.; O'BRENNAN, L. M.; MCNEELY, C. A. Core competencies and the prevention of school failure and early school leaving. New Directions for Child and Adolescent Development, v. 129, p. 19-32, 2010.
CARVALHO, L. B.; ALMEIDA, M. S. Trabalho na adolescência e abandono escolar: Impactos na desigualdade social e inserção no mercado de trabalho. Revista de Estudos Sociais, v. 20, n. 39, p. 135-156, 2017.
CAVALCANTI, T. B.; SILVA, D. P. Desigualdade de oportunidades: o impacto da evasão escolar no desenvolvimento da desigualdade socioeconômica para jovens de baixa renda. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 1-23, 2020.
CHERON, C.; SALVAGNI, J.; COLOMBY, R. K. The qualitative approach interview in Administration: a guide for researchers. Revista de Administração Contemporânea, v. 26, n. 4, p. 1-15, 2022.
DORN, E.; HANCOCK, B.; SARAKATSANNIS, J.; VIRULEG, E. COVID-19 and student learning in the United States: The hurt could last a lifetime. McKinsey & Company, 2020.
ECCLES, J. S.; MIDGLEY, C. Stage-Environment Fit: Developmentally Appropriate Classrooms for Early Adolescents. In: AMES, R. E.; AMES, C. (Eds.). Research on Motivation in Education: Goals and Cognitions. Academic Press, 1989. p. 139-181.
FELICIANO, J. V.; NERVIS, J.; SANZOVO, D. T.; MARTIN, G. F. S.; RUIVO, J. P. Fatores do abandono escolar em escolas públicas pertencentes à região abrangida pela UENP – Campus Jacarezinho. Teoria e Prática da Educação, v. 25, n. 2, p. 42-61, 2022.
FERGUSSON, D. M.; LYNSKEY, M. T.; HORWOOD, L. J. The short-term consequences of early school leaving. Pediatrics, v. 101, n. 5, p. 961-967, 2018.
FERREIRA, F. A.; BARBOSA, L. A. Evasão escolar na adolescência e impactos na desigualdade socioeconômica futura: Uma análise com dados do PNAD. Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 19, n. 2, p. 279-292, 2018.
FINN, J. D. Dropout prevention with vocational education. Educational Leadership, v. 63, n. 1, p. 40-44, 2006.
HOUT, M. Social and economic returns to college education in the United States. Annual Review of Sociology, v. 38, p. 379-400, 2012.
JOHANN, G. Evasão escolar: um estudo sobre suas causas e consequências. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 42, p. 497-518, 2012.
LANCTÔT, N.; GUAY, F.; BOIVIN, M. School dropout and internalizing problems: The mediating role of academic motivation and achievement. Journal of School Psychology, v. 74, p. 67-79, 2019.
LEHMANN, V.; HANEBUTH, D.; RICHTER, M. Education, health, and health behavior. Journal of Public Health, v. 39, n. 3, p. 477-487, 2017.
MASTEN, A. S.; CICCHETTI, D. Consequences of variations in children's adaptation to school. In: LERNER, R. M.; LAMB, M. E.; FREUND, A. M. (Eds.). Child and adolescent development: An advanced course. 8. ed. John Wiley & Sons, 2022. p. 197-249.
SILVA, C. Abandono escolar atinge recorde histórico entre crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, mostra IBGE. Carta Capital, 2024. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/educacao/abandono-escolar-atinge-recorde-historico-entre-criancas-e-adolescentes-do-ensino-fundamental-mostra-ibge/>. Acesso em: 24 de dez. de 2024.
RUMBERGER, R. W. Dropping out: why students drop out of high school and what can be done about it. Harvard University Press, 2011.
TAVERNISE, S.; GEBEL, M. Education and employment outcomes of young adults in the United States: A comparative analysis. Social Forces, v. 96, n. 4, p. 1501-1527, 2018.
TINTO, V. Leaving College: Rethinking the Causes and Cures of Student Attrition. 2. ed. University of Chicago Press, 1993.
UNESCO. Education for People and Planet: Creating Sustainable Futures for All. Global Education Monitoring Report, 2017.
WAGMILLER JR, R. L.; ADELMAN, R. M.; BERGER, L. M. The mental health of disadvantaged youth: A multi-level perspective. Children and Youth Services Review, v. 55, p. 48-59, 2020.
YIN, R. K. Case study research and applications: Design and methods. Sage Publications, 2018.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright José Givaldo Cordeiro, Alyce Cardoso Campos, Carolina Greco 2025

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores aceitam, quando do envio de seus trabalhos, a cessão dos direitos editoriais dos mesmos.






