Consequências da evasão escolar

um estudo de caso com o ensino médio de uma escola estadual de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/e2vgbg42

Palavras-chave:

Abandono escolar; Baixa qualificação; Subemprego, Desigualdades sociais

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar as possíveis consequências da evasão e do abandono escolar na escola estadual de Moeda (MG), a partir do corpo docente e administrativo. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade com 17 professores do ensino médio e 6 servidores do corpo administrativo/pedagógico desta escola. Os resultados evidenciaram consequências da evasão e do abandono escolar que impactam tanto os estudantes quanto a comunidade escolar e a sociedade como um todo, como: o comprometimento do desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos, exclusão social, problemas de saúde, violência, uso de substâncias ilícitas e a baixa qualificação profissional, que colabora com a perpetuação do ciclo de pobreza e marginalização. Como contribuições, este estudo fornece dados que podem servir como base para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e políticas públicas que atendam melhor às necessidades dos alunos em risco de evasão em diversas instituições educacionais.

Biografia do Autor

  • José Givaldo Cordeiro, Centro Universitário Unihorizontes

    Mestre em Administração pelo Centro Universitário Unihorizontes. Diretor da Escola Estadual Senador Melo Viana – Moeda/MG.

  • Alyce Cardoso Campos, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais - Campus Passos

    Doutora e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora do curso de Administração do IFSULDEMINAS Campus Passos. 

  • Carolina Greco, Universidade Federal de Lavras

    Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

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Publicado

26-12-2025