A leitura de infográficos sob a luz dos multiletramentos e da abordagem multimodal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47456/g46zjq29

Palabras clave:

Multiletramentos; Multimodalidade; Infográfico

Resumen

O crescente uso de textos multimodais nos livros didáticos reflete as transformações nas práticas de leitura e interpretação da sociedade contemporânea. Entre esses textos, o infográfico se destaca por integrar elementos verbais e visuais de maneira complementar, apresentando informações de forma dinâmica e acessível. Esta pesquisa investigou como os infográficos, presentes em um livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, articulam e incorporam os recursos semióticos por meio da abordagem multimodal, além de analisar seu potencial para a prática dos multiletramentos. A metodologia adotada foi bibliográfica e qualitativa, baseada na análise dos infográficos do livro didático, com foco na interação entre os elementos semióticos da composição e na forma como os textos foram inseridos no material didático. Para isso, a pesquisa fundamentou-se nos estudos de autores como Paiva (2009, 2013, 2021), Gualberto e Santos (2019) e Kress e van Leeuwen (2021) com a Gramática do Design Visual (GDV). A GDV forneceu ferramentas que possibilitaram a análise dos aspectos composicionais, como o valor da informação, a saliência, o uso das cores, a tipografia, a moldura, o layout e a rima visual dos infográficos. Os resultados encontrados indicam que, apesar da estrutura multimodal dos infográficos, sua exploração pedagógica é limitada. Muitos infográficos não estão integrados às atividades do capítulo e, em alguns casos, aparecem apenas como um elemento de síntese-resumo, um recurso temático, sem promover efetivamente a leitura crítica e a prática dos movimentos pedagógicos dos multiletramentos. Além disso, a quantidade reduzida de infográficos no material analisado contrasta com sua relevância para o desenvolvimento de habilidades leitoras multimodais. Concluiu-se que há a necessidade de uma abordagem pedagógica que valorize a leitura integrada dos textos multimodais e aproveite com maior efetividade os infográficos como ferramentas didáticas. A pesquisa contribui para os estudos sobre multimodalidade e multiletramentos ao evidenciar lacunas na exploração desses recursos no livro didático analisado.

Biografía del autor/a

  • Leiliany Aparecida de Souza Rolim, CEUNES-UFES

    Professora Mestre da rede estadual.

  • Záira Bomfante dos Santos, CEUNES-UFES

    Professora Doutora do CEUNES-UFES

Referencias

ASSUNÇÃO, Fábio Nunes. ARAÚJO, Antônia Dilamar. ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM INFOGRÁFICOS IMPRESSOS NA LÍNGUA INGLESA. Acta Semiótica et Lingvistica. v. 15, n.1, 39, Ed. 2015. Disponível em: <https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/actas/article/view/27886>. Acesso em 23 abr. 2024.

GUALBERTO, Clarice Lage. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/MGSS-A8KNM8>. Acesso em 20 de dezembro de 2024

GUALBERTO, Clarice Lage. SANTOS, Záira Bomfante dos. Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte. Revista DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada. V. 35, n. 2, 2019: Publicação continuada. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/delta/article/view/45274>. Acesso em: 20 dez. 2024.

KALANTZIS, M. COPE, B. PINHEIRO, P. Letramentos. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2020.

KRESS, Gunther. Multimodality: A social Semiotic Approach o Contemporary Communication. London: Routledge, 2010.

KRESS, Gunther. van LEEUWEN, Theo. Reading images. The grammar of visual design. 3 ed. London: Routledge, 2021.

ORMUNDO, W; SINISCALCHI, C. Se liga nas Linguagens: Português. Ensino Médio. Obra específica: Língua Portuguesa. Área do conhecimento: Linguagens e suas tecnologias. Manual do professor. 1ª Ed. São Paulo: Editora Moderna, 2020.

PAIVA, Francis Arthuso. A leitura de infográficos da revista Superinteressante: procedimentos de leitura e compreensão. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – 2009. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/LETR-8SUQRL> . Acesso em: 20 out. 22.

PAIVA, Francis Arthuso. HABILIDADES DE LEITURA E LETRAMENTOS: o desempenho de estudantes no processamento da leitura de infográficos digitais. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – 2013. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BHNYR>. Acesso em: 30 abr. 23.

PAIVA, Francis Arthuso. Práticas de letramento e produção de sentido de layouts na multimodalidade. Revista Texto Digital, Florianópolis, v. 17, n. 1, p. 98-127, jan./jun. 2021. Disponível em: < https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81241>. Acesso em 21 out. 2023.

RIBEIRO, Ana Elisa. COSCARELLI, Carla Viana. Linguística Aplicada: Ensino de Português. São Paulo: Editora Contexto, 2023.

ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. (Orgs.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SANTOS, Zaira Bomfante dos; TIBURTINO, Vanessa. Multiletramentos e Multimodalidade: diálogos e dimensões para o ensino. Revista (Con)Textos Lingúisticos, v.12, n. 23, 2018, p. 163-182. Disponível em: < https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/23178> Acesso em 05 out. 22.

SANTOS, Zaira Bomfante dos; TIBURTINO, Vanessa. As contribuições da Semiótica Social Multimodal para apreciação de infográficos digitais no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Texto Digital. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2021.e81351 . Acesso em: 12 mai. 2024

TIBURTINO, Vanessa. O ensino de leitura em língua inglesa sob a ótica dos gêneros, multiletramentos e da multimodalidade: do livro didático à prática de professores da escola pública. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Espírito Santo. Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação Básica. São Mateus – 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/9ae847c9-21bc-48a8-a00c-ea7c16a979a1/content> . Acesso em: 25 jan. 2023

VÍRSIDA, Gonzalo Enrique Abio. Infográficos para o ensino de LE/LA? Análise de materiais didáticos, design e desenvolvimento de um curso para a formação de professores de espanhol no contexto brasileiro da educação básica. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos. Belo Horizonte – 2019. Disponível em: <http://www.poslin.letras.ufmg.br/tese_defesas_detalhes.php?aluno=1467> . Acesso em: 20 out. 2023.

Publicado

26-12-2025

Número

Sección

Resumos de Teses e Dissertações