Professores de Educação Física em Classes Multisseriadas

(Re)significando os fazeres docentes no Município de Nova Venécia/ES

Autores

  • Aléssio Coco de Andrade UFES
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/xwgdcv09

Palavras-chave:

Educação do campo; Escolas Multisseriadas; Educação Física na Educação do Campo

Resumo

O texto apresenta uma reflexão sobre a atuação de professores de Educação Física em classes multisseriadas do campo, especificamente no município de Nova Venécia/ES. A partir de uma narrativa autobiográfica, o autor relata sua vivência como professor recém-licenciado que lutou pela inserção da Educação Física nessas escolas, onde antes as atividades eram oferecidas apenas em forma de recreação pelos professores da base comum.

A experiência nas classes multisseriadas é marcada pela colaboração, humanização e troca mútua de saberes, exigindo sensibilidade e abertura às particularidades do contexto rural. A proposta do estudo é destacar a importância da presença de professores qualificados de Educação Física nesses espaços e valorizar a escola do campo como um ambiente que respeita a cultura e os saberes locais.

Metodologicamente, o trabalho se baseia na autobiografia como instrumento de pesquisa, permitindo a análise crítica das experiências vividas e a projeção de novas possibilidades educativas. Além disso, reforça que o ensino nas classes multisseriadas deve ser compreendido em sua complexidade, por envolver diferentes séries em um mesmo espaço, sob a condução de um único docente, o que demanda estratégias específicas e sensibilidade às realidades locais.

Vale ressaltar que o texto se baseia em experiências do ano de 2015, para tanto as informações nele contidas foram embasadas em pesquisas no referido ano.

Biografia do Autor

  • Zenólia Christina Campos Figueiredo, Universidade Federal do Espírito Santo

    Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Estudos de Pós-doutoramento na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Pt (2009). Professora substituta da Ufes entre 1995-1996 e efetiva desde o ano de 1996. É professora Titular do Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo (2020), pesquisadora do PRÁXIS - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física. Diretora do Centro de Educação Física e Desportos da UFES (2010-2014) e (2014-2016). Pró-Reitora de Graduação da UFES (2016-2020). Chefe de Gabinete da Reitoria da UFES (2020-2022).Tem experiência na área Educação Escolar e direciona seus estudos para as áreas de: Currículo, Profissionalidade Docente, Educação

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Publicado

26-12-2025