Professores de Educação Física em Classes Multisseriadas
(Re)significando os fazeres docentes no Município de Nova Venécia/ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/xwgdcv09Palavras-chave:
Educação do campo; Escolas Multisseriadas; Educação Física na Educação do CampoResumo
O texto apresenta uma reflexão sobre a atuação de professores de Educação Física em classes multisseriadas do campo, especificamente no município de Nova Venécia/ES. A partir de uma narrativa autobiográfica, o autor relata sua vivência como professor recém-licenciado que lutou pela inserção da Educação Física nessas escolas, onde antes as atividades eram oferecidas apenas em forma de recreação pelos professores da base comum.
A experiência nas classes multisseriadas é marcada pela colaboração, humanização e troca mútua de saberes, exigindo sensibilidade e abertura às particularidades do contexto rural. A proposta do estudo é destacar a importância da presença de professores qualificados de Educação Física nesses espaços e valorizar a escola do campo como um ambiente que respeita a cultura e os saberes locais.
Metodologicamente, o trabalho se baseia na autobiografia como instrumento de pesquisa, permitindo a análise crítica das experiências vividas e a projeção de novas possibilidades educativas. Além disso, reforça que o ensino nas classes multisseriadas deve ser compreendido em sua complexidade, por envolver diferentes séries em um mesmo espaço, sob a condução de um único docente, o que demanda estratégias específicas e sensibilidade às realidades locais.
Vale ressaltar que o texto se baseia em experiências do ano de 2015, para tanto as informações nele contidas foram embasadas em pesquisas no referido ano.
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