Validação empírica do modelo de antecedentes da confiança no comércio eletrônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.3.31547.40-56

Palavras-chave:

confiança, reputação, comércio eletrônico

Resumo

O principal objetivo deste estudo foi identificar o papel da confiança - e seus antecedentes - na intenção de compras online. Partindo de um modelo proposto em 2003 e testado empiricamente em 2017, conduzimos um survey para coletar 220 respostas e validamos o modelo por meio de modelagem de equações estruturais. Como principal achado, o estudo identificou a forte influência da confiança na intenção de compra declarada e que a reputação de uma empresa possui maior influência (positiva) nas dimensões da confiança do que o reconhecimento da marca. Nossos resultados indicaram mais hipóteses válidas do que o estudo empírico original, conduzido em 2017, o que sustenta a validade do modelo teórico e a importância de replicações de estudos em cenários diferentes do originalmente proposto, com o objetivo de garantir a validade externa dos achados das pesquisas científicas de Marketing. Ao final, implicações teóricas e gerenciais são apresentadas.

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Biografia do Autor

Julia Sardinho Yamamoto, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São Paulo

Aleixo Fernandes, Universidade Nove de Julho

Mestre em Administração pela Uninove, Doutorando em Administração pela Uninove

Evandro Luiz Lopes, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Nove de Julho

Bacharel em Matemática (1990) pela PUC/SP, Mestre em Administração (2017) e Doutor em Administração (2010) pela Universidade Nove de Julho, Pós-doutor em Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e Livre-docente em Marketing pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Atua como professor nos programas de mestrado e doutorado acadêmicos da Universidade Nove de Julho e como professor de Marketing da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

Luis Hernan Contreras Pinochet, Universidade Federal de São Paulo

 Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Administração pela FGV/SP, Pós-doutor em Administração pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Atualmente é professor adjunto de Sistemas da Informação na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP

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Publicado

30-09-2021

Como Citar

Yamamoto, J. S., Fernandes, A. ., Lopes, E. L., & Hernan Contreras Pinochet, L. (2021). Validação empírica do modelo de antecedentes da confiança no comércio eletrônico. Revista Gestão & Conexões, 10(3), 40–56. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.3.31547.40-56

Edição

Seção

Artigos