Análise de interação entre autoeficácia criativa e perfil empreendedor na predição da intenção empreendedora entre universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.1.31646.28-46

Palavras-chave:

empreendedorismo, criatividade, auto eficácia, intenção, trabalho

Resumo

A intenção empreendedora prediz a abertura de um novo negócio. O desenvolvimento de características empreendedoras pode ser feito ao longo de toda a vida, mas no nível superior as ações são mais frequentes e efetivas. Assim sendo, objetivou-se verificar a interação entre perfil empreendedor (PE) e autoeficácia criativa (AE) na predição da intenção empreendedora (IE) entre universitários. A amostra foi composta por 309 estudantes dos cursos de Direito (n = 30), Economia (n = 39), Engenharia Mecatrônica (n = 43), Engenharia Mecânica (n = 43), Pedagogia (n = 42), Psicologia (n = 67) e Relações Internacionais (n = 35). Foram aplicadas escalas com evidências de validade empírica para todos os construtos. Os resultados mostraram os impactos diretos de PE na IE e as interações positivas e negativas de PE*AE na IE, o que demonstra que o PE precisa ser analisado em função de outras variáveis para predizer satisfatoriamente a intenção empreendedora.

 

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Biografia do Autor

Heila Magali Silva Veiga, Universidade Federal de Uberlândia, MG

Professora Associada na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB, 2010), mestre em Psicologia (2000) e psicóloga (1997) pela UnB, Administradora Pública (UFU, 2017). Na esfera profissional trabalhou como consultora nas áreas de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional em organizações públicas, privadas e terceiro setor. Desde 2014 participa da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia) como membro do GT Cultura Organizacional e Saúde no Trabalho. É vice-coordenadora do Comité de Ética em Pesquisa com Seres Humanos UFU e membro da Comissão de Ética da UFU. Entre os temas de pesquisa destacam-se: (a) Gestão de Pessoas em Organizações Públicas e Privadas, (b) Comportamento Organizacional, (c) Empreendedorismo, Criatividade e Inovação em organizações públicas e privadas e (d) Validação de medidas.

Pedro Afonso Cortez, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP - São Paulo, Brasil)

Professor Adjunto no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP - São Paulo, Brasil). Professor Pesquisador no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia Forense da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP - Curitiba, Brasil). Doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF - Campinas, Brasil) com período sanduíche no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE IUL - Lisboa, Portugal). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Uberlândia, Brasil). Especialização em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade Cidade Verde (FCV - Maringá, Brasil). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU - Uberlândia, Brasil). Meus interesses de atuação abrangem as seguintes áreas: Avaliação Psicossocial do Trabalho; Métodos, Medidas, Tecnologias e Inovações em Psicologia Aplicada; Avaliação de Políticas e Práticas em Instituições Públicas e Privadas.

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

Veiga, H. M. S., & Cortez, P. A. (2021). Análise de interação entre autoeficácia criativa e perfil empreendedor na predição da intenção empreendedora entre universitários. Revista Gestão & Conexões, 10(1), 28–46. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.1.31646.28-46

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