Análise de interação entre autoeficácia criativa e perfil empreendedor na predição da intenção empreendedora entre universitários
DOI:
https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2021.10.1.31646.28-46Palavras-chave:
empreendedorismo, criatividade, auto eficácia, intenção, trabalhoResumo
A intenção empreendedora prediz a abertura de um novo negócio. O desenvolvimento de características empreendedoras pode ser feito ao longo de toda a vida, mas no nível superior as ações são mais frequentes e efetivas. Assim sendo, objetivou-se verificar a interação entre perfil empreendedor (PE) e autoeficácia criativa (AE) na predição da intenção empreendedora (IE) entre universitários. A amostra foi composta por 309 estudantes dos cursos de Direito (n = 30), Economia (n = 39), Engenharia Mecatrônica (n = 43), Engenharia Mecânica (n = 43), Pedagogia (n = 42), Psicologia (n = 67) e Relações Internacionais (n = 35). Foram aplicadas escalas com evidências de validade empírica para todos os construtos. Os resultados mostraram os impactos diretos de PE na IE e as interações positivas e negativas de PE*AE na IE, o que demonstra que o PE precisa ser analisado em função de outras variáveis para predizer satisfatoriamente a intenção empreendedora.
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