“Conversa para boi dormir?”: Como as demandas da sociedade por consideração moral aos animais não humanos afetam as estratégias da indústria da carne e do leite

Autores

  • Tiago Franca Barreto Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Marcos Gilson Gomes Feitosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Bárbara Eduarda Nóbrega Bastos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2020.9.3.32052.97-121

Palavras-chave:

ética animal, bem-estar animal, Dark Side das organizações

Resumo

Os comportamentos das organizações que são vistos pela sociedade como negativos podem ser analisados dentro do conceito do Dark Side, que estuda questões tradicionalmente esquecidas, ignoradas ou suprimidas nos Estudos Organizacionais. Entretanto, os efeitos das práticas organizacionais sobre os animais não humanos não têm sido incluídos nesse campo de estudos, apenas de forma indireta ao se analisar impactos sobre a natureza. Ao mesmo tempo, percebe-se uma demanda social crescente por consideração moral aos animais não humanos. Este trabalho analisa as estratégias de comunicação das maiores marcas da indústria da carne e do leite para responder a essas demandas, além de entrevistas com membros de organizações legisladoras, fiscalizadoras e de treinamento em bem-estar animal. Concluímos que o Dark Side deveria incluir o tratamento dado aos animais não humanos, uma vez que existe essa demanda por parte da sociedade e que as empresas pesquisadas tentam ocultar e/ou distorcer a realidade.

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Biografia do Autor

Tiago Franca Barreto, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Administração pela UFPE

Marcos Gilson Gomes Feitosa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação pela UFSCar

Bárbara Eduarda Nóbrega Bastos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela UFPE

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Publicado

22-04-2021

Como Citar

Barreto, T. F., Feitosa, M. G. G., & Bastos, B. E. N. (2021). “Conversa para boi dormir?”: Como as demandas da sociedade por consideração moral aos animais não humanos afetam as estratégias da indústria da carne e do leite. Revista Gestão & Conexões, 9(3), 97–121. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2020.9.3.32052.97-121

Edição

Seção

Seção Especial: Relações organização-natureza no Antropoceno:“Nossa casa está...