Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129

Palavras-chave:

produtos ecológicos, produtos orgânicos, apoio a decisão, MCDA-C

Resumo

Este artigo tem como objetivos elaborar um modelo de apoio a decisão para inclusão de novos produtos na linha de produtos de um moinho, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista e identificar o valor percebido pelos consumidores relativo a produtos ecológicos, com foco em orgânicos. Para construção do modelo de apoio a decisão foi utilizado a primeira etapa da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA-C e para identificar o valor percebido pelos consumidores foi utilizada a primeira etapa do Modelo Bertolini, Rojo e Lezana (2012), onde foi aplicada uma pesquisa com 387 pessoas. Foi possível evidenciar que os produtos orgânicos ficaram em sétima posição dentre as ações ecológicas elencadas e o perfil de consumidor que valoriza produtos orgânicos é composto em seu maior percentual por consumidores do sexo feminino, escolaridade de nível superior, renda elevada e faixa etária de 35 a 49 anos.

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Biografia do Autor

Daiane Balen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

Vinicius Abilio Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Contabilidade. Docente dos Mestrados em Contabilidade (PPGC) e em Administração (PPGAdm) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Geysler Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Parana

Doutor em Engenharia de Produção. Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade e do Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).. 

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Publicado

15-09-2022

Como Citar

Balen, D. ., Martins, V. A. ., & Bertolini, G. (2022). Um Modelo Multicritério Construtivista de Apoio à Decisão e a Percepção de Valor dos Consumidores Referente a Produtos Ecologicamente Corretos. Revista Gestão & Conexões, 11(3), 108–129. https://doi.org/10.47456/regec.2317-5087.2022.11.3.38151.108-129

Edição

Seção

Artigos