Síndrome de Gardner, uma variante da polipose adenomatosa familiar: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v23isupl_1.36624Palavras-chave:
Síndrome de Gardner, Polipose Adenomatosa Familiar, desmóide, osteomaResumo
Introdução: A síndrome de Gardner é uma doença rara, autossômica dominante, associada à mutação do gene Adenomatous polyposis coli (APC), caracterizada por polipose colônica com histopatologia compatível com adenoma, associada a tumores mesenquimais, como do tipo desmoide, osteomas e alterações dentárias. As manifestações extraintestinais podem ser os primeiros achados, sendo importante o conhecimento e divulgação do quadro clínico, permitindo diagnóstico precoce, manejo adequado e investigação familiar. Relato de caso: O objetivo deste relato de caso é descrever o caso clínico de polipose adenomatosa familiar, com variante compatível com Síndrome de Gardner, em paciente com manifestações extraintestinais com tumor desmoide, dentes supra numéricos e osteomas, em acompanhamento na Unidade do Sistema Digetsivo do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo, além de revisão de literatura nas bases de dados do Pubmed, para alertar a comunidade de atenção à saúde, principalmente médicos, sobre o fenótipo apresentado na Síndrome de Gardner, possibilitando o diagnóstico precoce.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde/Brazilian Journal of Health Research
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde (RBPS) adota a licença CC-BY-NC 4.0, o que significa que os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos submetidos à revista. Os autores são responsáveis por declarar que sua contribuição é um manuscrito original, que não foi publicado anteriormente e que não está em processo de submissão em outra revista científica simultaneamente. Ao submeter o manuscrito, os autores concedem à RBPS o direito exclusivo de primeira publicação, que passará por revisão por pares.
Os autores têm autorização para firmar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada pela RBPS (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja feito o devido reconhecimento de autoria e de publicação inicial pela RBPS. Além disso, os autores são incentivados a disponibilizar seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) após a publicação inicial na revista, com a devida citação de autoria e da publicação original pela RBPS.
Assim, de acordo com a licença CC-BY-NC 4.0, os leitores têm o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.