Avaliação dos impactos sobre a saúde das comunidades pesqueiras próximas ao rio Doce, no Espírito Santo

Autores

  • Deivid Marcelino D’avila Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. https://orcid.org/0000-0002-0564-4935
  • Mayra Jankowsky Instituto de Pesca- Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4977-2955
  • Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9382-8485
  • Jocemar Tomasino Mendonça Instituto de Pesca- Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2797-3091
  • Rodrigo Randow de Freitas Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. https://orcid.org/0000-0003-0170-6892

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v25i2.40134

Palavras-chave:

Pesca, Saúde, Qualidade de Vida, Vulnerabilidade a Desastres

Resumo

Introdução: Ao longo do rio Doce, existem comunidades que sobrevivem dos seus recursos na­turais. Tem-se que, ao depender desses recursos, qualquer impacto ao longo do rio traz consequências a essas comunidades. Objetivos: Identificar algumas das consequências geradas pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015, destacando as vulnerabilidades vividas pela população ribeirinha, focando se houve mu­danças relacionadas à saúde dessa população. Métodos: Utilizaram-se dados primários e secundários. Os primários foram coletados nos municípios capixabas ao longo da calha do rio Doce, por meio de questionários semiestruturados aplicados as comunidades pesqueiras, buscando caracterizar o perfil socioeconômico e en­tender alguns dos impactos. Os dados secundários foram extraídos do DataSUS e do Atlas de Mortalidade por Câncer do Instituto Nacional do Câncer, buscando avaliar a relação entre o desastre de Fundão e as doenças na população. Foram usados métodos da estatística descritiva para analisar os resultados. Resultados: Identifica­ram-se algumas vulnerabilidades anteriores ao desastre, como a baixa porcentagem de coleta de esgoto, bem como dificuldades enfrentadas após o rompimento, como a rejeição do pescado pela população, que resultou no abandono da atividade por mais da metade dos entrevistados, além da redução da renda. Observou-se o aumento de doenças no sistema respiratório, na epiderme, no sistema digestivo e emocional e falta de acesso a unidades de saúde. Conclusão: Mostrou-se que houve aumento da vulnerabilidade após o rompimento, e indica-se a necessidade de mais estudos na área de saúde, uma vez que houve o aumento de algumas doenças após 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deivid Marcelino D’avila, Universidade Federal do Espírito Santo, CEUNES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

Graduando em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Espírito Santo no campus são Mateus, E.S. UFES-CEUNES. Integrante da Empresa Zetta Jr. como Diretor de Marketing. Contratado como Assistente aos Periódicos da UFES. Líder estudantil durante o período básico do ensino médio e membro do conselho estudantil.

Mayra Jankowsky, Instituto de Pesca- Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, São Paulo, Brasil

Formada em Ciências Biológicas (CRBio 89016/01), com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais na Universidade Federal de São Carlos. Participou da elaboração de Agenda 21 do município de Cananeia; adaptação do Guia Didático ?Os Maravilhosos Manguezais do Brasil? . Participou da elaboração do Plano de Utilização e de Manejo da Reserva Extrativista do Mandira e publicou juntamente com Marina Vianna o livro "Cozinha Caiçara: encontro de histórias e ambientes?. Esse livro foi o resultado da extensão do doutorado das duas pesquisadoras e foi premiado como ?Gourmand World Cookbook Award 2010 na categoria Best Local Cuisine Book?. Trabalhou como diretora do departamento de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura Municipal da Estância de Cananeia, coordenando os conselhos municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Foi gestora do Parque Estadual Caverna do Diabo e APA dos Quilombos do Médio Ribeira, presidindo os Conselhos Gestores do PE Caverna do Diabo e APA Quilombos do Médio Ribeira. Responsável pelos programas de Pesquisa, Fiscalização, Uso Público e Educação Ambiental, Interação Socioambiental destas Unidades de Conservação. Responsável pela implantação e monitoramento do Plano de Manejo da Caverna do Diabo. Foi consultora PNUD pelo projeto Manguezais o Brasil na APACIP, articulando a Câmara Técnica de Pesca e compondo a equipe de elaboração do Plano de Manejo da APACIP. Participou do Projeto Subsídios para a recuperação ambiental e ordenamento dos usos da Ilha do Bom Abrigo/ Cananeia ? SP. Participou da elaboração do Diagnóstico e Prognóstico do Plano da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul. Foi colaboradora da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, atuando como gerente do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no litoral do Paraná e membro das Câmaras Técnicas de Pesca da APACIP e APAMLS. Atualmente é pós-doutoranda pelo Instituto de Pesca colaborando com o Projeto de Caracterização Socioeconômica da Atividade Pesqueira e Aquícola na Bacia Hidrográfica do Rio Doce (MG/ES). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo participativo, recursos pesqueiros, pesca de pequena escala, resiliência e sistema-alimentar.

Vanielle Aparecida do Patrocinio Gomes, Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio, São Paulo, São Paulo, Brasil

Atualmente Gerente de Projeto do Módulo de Caracterização Socioeconômica do PMAP. Graduada em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES. Pós-Graduada em Direito Público com Ênfase em Gestão Pública com capacitação para Magistério Superior pela Faculdade Damásio na Unidade de Colatina-ES. Mestra em Energia pela Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES. Pós-Graduada em Geração e Uso de Energia pela Faculdade Descomplica EAD. Destaque em produções textuais e atividades de pesquisa sobre Identificação e Caracterização de Potencialidade Social Econômica e Ambiental; Método de tomada de decisão com multicritérios - AHP; Atividade Pesqueira; Eficiência Energética e Energia Eólica.

Jocemar Tomasino Mendonça, Instituto de Pesca- Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Sul, Cananéia, São Paulo, Brasil

Possui graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é pesquisador científico do Instituto de Pesca. Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: pesca, ecologia e gestão de recursos naturais.

Rodrigo Randow de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia.

tualmente Professor Adjunto do curso de Engenharia de Produção em regime de dedicação exclusiva da Universidade Federal do Espírito Santo no campus São Mateus, E.S. / UFES-CEUNES (2015). Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Aquacultura pela Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em 2011; Mestrado em Aquacultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006); Especialização em Educação e Gestão Ambiental (Faculdade Saberes - 2003); e Graduação em Administração de Empresas: ênfase em análise de sistemas (Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - 2001). Experiência na área de Gestão Ambiental e Gerenciamento Costeiro, Gestão de processos e produtos, análise de cadeias produtivas e Planejamento Estratégico. Em especial para a área de Engenharia, destacam-se diversos artigos, resumos e projetos executados e em andamento, citemos por exemplo, os projetos: Produção de biomassa microalgal e extração de bio-óleo; Chamada CNPq/VALE 05/2012 -Forma-Engenharia; Chamada Pública MCTI/CNPq/SPMPR/Petrobrás 18/2013 - Meninas e Jovens/FAPES; Estudo de viabilidade econômica da pirólise de casca de macadamia, dentre outros. (Texto informado pelo autor)

Referências

Oliveira BFA, Mourão DS. Prevalência de hipertensão arterial em comunidades ribeirinhas do Rio Madeira, Amazônia Ocidental Brasileira. Cadernos de Saúde Pública. 2013; 29(8):1617-1630.

Brasil. Ministério da Saúde. Saúde Brasil - uma análise da situação de saúde - Secretaria da Vigilância em Saúde, Departamento de Análise de Situação de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.

Prosenewicz I, Lippi UG. Acesso aos Serviços de Saúde, Condições de Saúde e Exposição aos Fatores de Risco: percepção dos pescadores ribeirinhos do Rio Machado de Ji-Paraná, RO. Saúde Sociedade. 2012;21(1): 219-231.

Ibama. Rompimento da Barragem de Fundão: Documentos rel¬acionados ao desastre da Samarco em Mariana/MG. [Internet]. Brasília: Ibama; 2020 [cited 2022 May 20]. Available from: http:// www.ibama.gov.br/cites-e-comercio-exterior/cites?id=117.

Borges S. O desastre da barragem de rejeitos em Mariana, Minas Gerais: aspectos socioambientais e de gestão na exploração de recursos minerais. [Internet]. Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía. 2018; 27(2):301-312.

Viana JP. As atividades de pesca e aquicultura na bacia do Rio Doce: subsídios para mitigação dos impactos socioeconômicos do desastre da Samarco em Mariana. [Internet]. Minas Gerais. Ipea: 2017 [cited 2021 Jul 2]. Available from: http://repositorio. ipea.gov.br/bitstream/11058/7937/1/BRU_n16_Atividades.pdf.

Barbetta, PA, Reis, MM, Bornia, AC. Estatística para Cursos de Engenharia e Informática. [Internet]. 2. ed. São Paulo: Atlas; 2008 [cited 2023 Jun 21]. Available from:

Biernacki, P, Waldorf, D. Snowball Sampling — Problems and Techniques of Chain Referral Sampling. [Internet]. Sociological Methods & Research. 1981 [cited 2023 Jun 21]; 10:141-163. Avail¬able from: https://doi.org/10.1177/004912418101000205.

Escolhendo a melhor linha de tendência para seus dados. Mic¬rosoft [Internet]. [2023] [cited 2023 Oct 4]. Available from: Available from: https://support.microsoft.com/pt-br/office/ escolhendo-a-melhor-linha-de-tend%C3%AAncia-para-seus-dados-1bb3c9e7-0280-45b5-9ab0-d0c93161daa8#:~:tex¬t=Uma%20linha%20de%20tend%C3%AAncia%20polinomial.

Gama AS, Fernandes TG, Parente RC, Secoli SR. Inquérito de saúde em comunidades ribeirinhas do Amazonas, Brasil. [Inter¬net]. Cadernos de Saúde Pública. 2018 [cited 2023 Oct 3]; 34(2). Available from: https://doi.org/10.1590/0102-311X00002817.

Azevedo RG, Viana LS, Oliveira AE. Desastre de Mariana (MG, Brasil): uma perspectiva referente ao impacto ambiental, bioética e direitos humanos. [Internet]. Rev. Bras. Pesq. Saúde. 2022 [2023 Feb 9]; 24(1):114-126. Available from: https://period-icos.ufes.br/rbps/article/view/23384/26007.

Ribeiro L. Ribeirinhos ao longo do Rio Doce ainda sofrem efeitos da lama. Estado de Minas Gerais [Internet]. Belo Horizonte; 2016 [cited 2022 Jun 12]. Available from: https://www.em.com.br/app/ noticia/gerais/2016/05/13/interna_gerais,762194/ribeirinhos-ao-longo-do-rio-doce-ainda-sofrem-efeitos-do-mar-de-lama.shtml.

Lima SA. A Evasão Escolar Decorrente do Trabalho Infantil. [Internet]. [Trabalho de Conclusão]. Canoinhas: Fundação Uni¬versidade do Contestado; 2013 [cited 2022 Jun 17]. Available from: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/ Sandro-Antonio-de-Oliveira-Lima-FUMDES.2013.pdf.

Cruz JV, Santos EP, Silva NJ, Lima FLO, Martinelli PP, Neto JR. Influência dos metais pesados no acometimento do câncer: Uma revisão da literatura. Research, Society and Development [Inter¬net]. 2021 [cited 2022 May 9]; 10(6):e45810615992. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15992.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 10004: Resíduos Sólidos – Classificação. [Internet]. 2004 [cited 2022 May 8]. Available from: https://analiticaqmcresiduos.paginas. ufsc.br/files/2014/07/Nbr-10004-2004-Classificacao-De-Resid¬uos-Solidos.pdf.

Queiroz HM, Ying SC, Abernathy M, Barcellos D, Gabriel FA, Otero XL, et al. Manganese: The overlooked contaminant in the world largest mine tailings dam collapse. Environment Inter¬national. [Internet]. 2021 [cited 2022 Jun 12]; 146:1-14. Avail¬able from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/ S016041202032239X#:~:text=Manganese%20(Mn)%20is%20 an%20abundant,in%20both%20soil%20and%20water.

DataSUS. Intoxicação Exógena. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Sinan Net; 2023 [cited 2023 Oct 4]. Available from: http://tabnet. datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinannet/cnv/Intoxes.def.

TV Gazeta. Estudo diz que excesso de manganês em peixes do Rio Doce ameaça saúde humana. G1 ES. [Internet]. 2021 [cited 2022 May 27]. Available from: https://g1.globo.com/es/espiri¬to-santo/noticia/2021/04/08/estudo-diz-que-excesso-de-man¬ganes-em-peixes-do-rio-doce-ameaca-saude-humana.ghtml.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Nota Técnica da Anvisa sobre consumo de pescado proveniente de regiões afetadas pelo rompimento da Barragem do Fundão/MG. [Internet]. Brasília: Anvisa; 2019 [cited 2022 Jul 10]. Available from: http://antigo.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?Title=¬peixe-do-rio-doce-deve-ser-consumido-com-moderacao&in¬heritRedirect=true.

Instituto Nacional de Câncer – INCA. Atlas de Mortalidade. [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; [2021] [cited 2023 Oct 4]. Available from: https://www.inca.gov.br/app/mortalidade.

Leonardo FA, Izoton JP, Valim H, Creado ES, Trigueiro A, Silva BJ, Duarte LO, Santana NP. Rompimento da barragem de Fundão (SAMARCO/VALE/BHP BILLITON) e os efeitos do desastre na foz do Rio Doce, distritos de Regência e Povoação, Linhares (ES). Relatório de pesquisa. Vitória: GEPPEDES; 2017.

DataSUS. Dengue – Notificações registradas no sistema de informação de agravos de notificação – Espírito Santo [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde, Sistema de Informação de Agra¬vos de Notificação, Sinan Net; 2019 [cited 2023 Oct 4]. Available from: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinannet/ cnv/denguees.def.

DataSUS [Internet]. Ministério da Saúde. [cited 2023 Oct 4]. Available from: https://datasus.saude.gov.br/.

Radar Brasil Fiesp. Monitoramento de Obras Públicas. Investi¬mento por setor – Saúde no Governo Federal – Relatório com¬pleto. Radar Brasil Fiesp [Internet]. [cited 2022 Aug 4]. Available from: http://radarbrasil.fiesp.com.br/saude-do-governo-feder¬al-relatorio-completo.

Santos LR. Deterioração dos rios devido a construção civil: assoreamento de rios. [Internet]. [Trabalho de Conclusão]. Man¬huaçu: Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu; 2020 [cited 2022 Jul 18]. Available from: http://pensaracademico.facig. edu.br/index.php/repositoriotcc/article/view/3105.

Vieira CE, Marques JA, da Silva NG, Bevitório LZ, Zebral YD, Maraschi AC, et al. Ecotoxicological impacts of the Fundão dam failure in freshwater fish community: Metal bioaccumulation, biochemical, genetic and histopathological effects, Sci. Total Environ. [Internet]. 2022 [cited 2023 Oct 4]; 832:154878. Avail¬able from: https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2022.154878.

Arquivos adicionais

Publicado

06-11-2023

Como Citar

D’avila, D. M., Jankowsky, M., Gomes, V. A. do P., Mendonça, J. T., & Freitas, R. R. de. (2023). Avaliação dos impactos sobre a saúde das comunidades pesqueiras próximas ao rio Doce, no Espírito Santo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Saúde Brazilian Journal of Health Research, 25(2), 61–70. https://doi.org/10.47456/rbps.v25i2.40134

Edição

Seção

Artigos Originais