A psicologia no “chão” da escola
uma análise das práticas no enfrentamento da violência
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v27isupl_1.48239Palavras-chave:
Violência, Educação, Análise institucionalResumo
Introdução: Este estudo trata da atuação da Psicologia no ambiente escolar no enfrentamento da violência, destacando os desafios e as possibilidades dessa prática. A pesquisa adota uma abordagem teórica e reflexiva, analisando a relação entre Psicologia e Escola, bem como a necessidade de práticas institucionais que superem respostas individualizantes diante da violência. Também se discute a importância da atuação interdisciplinar e de políticas públicas integradas. Objetivos: Problematizar a relação entre Psicologia e Escola no contexto da violência e refletir sobre como sustentar uma prática crítica, equilibrando a urgência das intervenções com a necessidade de transformar as estruturas institucionais que perpetuam a violência. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com base na análise institucional, revisão bibliográfica e análise de documentos normativos e acadêmicos. Resultados: Ao considerar a escola como um campo de disputas, os processos de transformação ocorrem nas relações entre psicólogos e a comunidade escolar, entre estudantes e equipes pedagógicas, e entre escola e família. O enfrentamento da violência se constrói a partir da articulação entre diferentes atores e da problematização das práticas instituídas. Conclusão: Para enfrentar o fenômeno da violência no contexto escolar, é necessário um esforço coletivo e interdisciplinar voltado à transformação das condições institucionais e sociais que sustentam a reprodução da violência.
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