Interprofissionalidade na formação acadêmica

perspectivas docentes nos cursos da área da Saúde

Autores

  • Paula Margoto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Heletícia Scabelo Galavote Universidade Federal do Espírito Santo
  • Larissa Resse Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luna Oliveira Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • João Paulo Cola Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.47456/rbps.v26i1.42407

Palavras-chave:

Interprofissionalidade, Educação Interprofissional, Saúde

Resumo

Introdução: A interprofissionalidade em saúde e a prática da Educação Interprofissional (EIP) têm oferecido uma nova perspectiva para as práticas de reorientação da formação e do trabalho em saúde. Objetivo: Compreender o conhecimento dos docentes dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Enfermagem e Farmácia, de uma Universidade Federal do estado do Espírito Santo, sobre o tema da interprofissionalidade no contexto da formação em saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva de natureza qualitativa. Participaram da pesquisa vinte e nove docentes, sendo oito do curso de Ciências Biológicas, doze do curso de Enfermagem e nove do curso de Farmácia, todos integrantes do Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo na modalidade de Análise Temática. Resultados: Os resultados indicaram que os docentes dos três cursos reconhecem a relevância da interprofissionalidade para a formação em saúde, mas apontam muitos desafios para a efetivação dessa abordagem, como a falta de capacitação sobre o tema, dificuldades no vínculo entre ensino e serviço, carga horária extensa e ausência de momentos que permitam a interação entre discentes de diferentes cursos. Conclusão: Na perspectiva dos docentes, os principais desafios para a prática interprofissional no contexto da formação em saúde decorrem da ausência de conhecimento sobre o tema durante suas formações educacionais e profissionais, sendo explorado apenas de forma empírica. Entretanto, reconhecem que a interprofissionalidade é um fator importante para o desenvolvimento profissional dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Viana SBP, Hostins ECL. Educação interprofissional e integralidade dos cuidados: uma leitura filosófica contemporânea dos conceitos. Educ Rev. 2022;8:e26460. doi: https://doi.org/10.1590/0102-469826460.

Barbosa MLC, et al. Os desafios na aplicabilidade da educação interprofissional no âmbito da atenção em saúde. Res Soc Dev. 2021;10(15):e348101522942. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22942.

Peduzzi M. O SUS é interprofissional. Interface (Botucatu). 2016;20(56):199-201. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0383.

Hale JF, Thorndyke L, Milner RJ, Vitello-Cicciu J. Interprofessional reconstruction of a policy for academic advancement: The evolution and evaluation of scholarship for today, tomorrow, and beyond. J Prof Nurs. 2024;52(3):1-16. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2024.02.003.

Portaria Interministerial MS/MEC 3.019, de 26 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) para os cursos de graduação da área da saúde. Diário Oficial da União, 2007.

Edital nº 10, 23 de julho 2018 seleção para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET-SAÚDE/INTERPROFISSIONALIDADE - 2018/2019. Diário Oficial da União, 2018.

Souza LRCV, Ávila MM. Potencialidades e desafios para a educação interprofissional no contexto da graduação em curso da saúde. Res Soc Dev. 2021;10(9):e4310917618. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17618.

Marti GF, et al. Colaboração da educação interprofissional no programa PET-Saúde para a formação dos estudantes. Saúde Pesqui. 2024;17(1):e-12113. doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v12i10.43491.

Ceunes/Ufes. O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). São Mateus. Portal Ufes, 2014 [citado 01 de Out de 2014]. Disponível em: https://ceunes.ufes.br/historico.

Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 2014. 14ª ed.

Ely LI, Toassi RFC. Integração entre currículos na educação de profissionais da Saúde: a potência para educação interprofissional na graduação. Interface (Botucatu). 2018;22(Supl 2):1563-75. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0658.

Pereira MF. Interprofissionalidade e saúde: conexões e fronteiras em transformação. Interface (Botucatu). 2018;22(Supl 2):1753-6. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622018.0469.

Peduzzi M, Agreli HLF, Silva JAM, Souza HS. Trabalho em equipe: uma revisita ao conceito e a seus desdobramentos no trabalho interprofissional. Trab Educ Saúde. 2020;18(Supl 1):e0024678. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00246.

Meittinen A, Kekoni T, Saari H, Mantyselka P. Attitudes and development needs connected to interprofessional identity formation. Int J Res Educ Sci. 2024;10(1):179-98. doi: https://doi.org/10.46328/ijres.3342.

Sousa RP, Farias MCAD, Sucupira KSMA, Feitosa BMl. Adesão de docentes às metodologias ativas como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino superior. Rev Perspect Interdisciplinar. 2019;4:e-4002. doi: https://doi.org/10.24219/rpi.v4i1.1159.

Migel EA, Albiero ALM, Alves RN, Bicudo AM. Trajetória e implementação de disciplina interprofissional para cursos da área de Saúde. Interface (Botucatu). 2018;22(Supl 2):1763-76. doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0576.

Souza ALA, Vilaça ALA, Teixeira HB. A metodologia ativa e seus benefícios no processo de ensino aprendizagem. Rev Ibero-Am Humanid Ciênc Educ. 2021;7(1):307-23. doi: https://doi.org/10.29327/217514.7.1-23.

Zanin E, Bichel A. A importância das ferramentas tecnológicas para o processo de aprendizagem no ensino superior. Rev Ens Educ Ciênc Human. 2018;19(4):456-64. doi: https://doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n4p456-464.

Kass-Mason S, et al. A critical interpretive synthesis of interprofessional education interventions. J Interprof Care. 2024;38(4):729-38. doi: https://doi.org/10.1080/13561820.2023.2294755.

Bandeira LJ. Educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde: contribuições, desafios e perspectivas [Trabalho de Conclusão de Curso]. Chapecó (SC): Universidade Federal da Fronteira Sul; 2021.

Almeida RGS, Teston EF, Medeiros AA. A interface entre o PET-Saúde/Interprofissionalidade e a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Saúde Debate. 2019;43(Supl 1):97-105. doi: https://doi.org/10.1590/0103-11042019S108.

Feuerwerker LCM. Micropolítica e saúde: produção do cuidado, gestão e formação. Porto Alegre: Rede UNIDA; 2014. p. 119-60.

Medeiros TM, et al. Facilidades e dificuldades para implementação da educação interprofissional na atenção primária à saúde: revisão integrativa. In: Saúde coletiva: avanços e desafios para a integralidade do cuidado. 2021. p. 243-54. doi: https://dx.doi.org/10.37885/210303717.

Shuyi AT, Zikki LYT, Qi AM, Lin SKS. Effectiveness of interprofessional education for medical and nursing professionals and students on interprofessional educational outcomes: A systematic review. Nurse Educ Pract. 2024;74:103864. doi: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2023.103864.

Mattiazzzi S, Cottrell N, Norman N, Beckman E. The impact of interprofessional education interventions in health professional student clinical training: a systematic review. J Interprof Educ Pract. 2023;30:100596. doi: https://doi.org/10.1016/j.xjep.2022.100596.

Lima AWS, Alves FAP, Linhares FMP, Costa MV, Coriolano-Marinus MWL, Lima LS. Percepção e manifestação de competências colaborativas em discentes da graduação em saúde. Rev Lat Am Enfermagem. 2020;28:e3240. doi: https://doi.org/10.1590/1518-8345.3227.3240.

Downloads

Publicado

26.08.2024

Como Citar

1.
Margoto P, Galavote HS, Resse L, Souza LO, Cola JP. Interprofissionalidade na formação acadêmica: perspectivas docentes nos cursos da área da Saúde. RBPS [Internet]. 26º de agosto de 2024 [citado 22º de novembro de 2024];26(1):e42404. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/rbps/article/view/42407

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos dos mesmo(s) autor(es)