Bullying e saúde mental de estudantes do ensino fundamental e médio
revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.47456/rbps.v27isupl_1.48255Palavras-chave:
Bullying, Saúde mental, Estudantes, Ensino fundamental, Ensino médioResumo
Introdução: Bullying é uma violência entre pares, com desequilíbrio de poder ou força, em que um agressor, sem motivação aparente, age intencional e repetitivamente ao longo do tempo, causando danos ou sofrimento à vítima. Estima-se que, no Brasil, cerca de 25% dos estudantes do ensino fundamental e médio estejam envolvidos com bullying, na condição de vítima ou de agressor. Objetivos: Analisar a produção científica sobre as relações entre bullying e saúde mental de estudantes do ensino fundamental e médio, no contexto educacional brasileiro. Métodos: Consultaram-se três das principais bases de dados no país. Utilizando-se os descritores bullying AND escola AND saúde mental, encontraram-se 261 títulos potencialmente relevantes. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 24 artigos compuseram o corpus desta pesquisa. Estes artigos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: Os artigos demonstraram que o bullying escolar impacta significativamente a saúde mental de todos os envolvidos, gerando uma ampla gama de emoções e sentimentos negativos, assim como contribuindo para o surgimento e/ou agravamento de diversos transtornos mentais. Eles igualmente demonstraram que o bullying deve ser investigado e prevenido não somente no contexto escolar, mas também no ambiente familiar. Conclusão: Ressalta-se a necessidade de se promover a saúde e o cuidado dos estudantes envolvidos com bullying, sobretudo porque são sujeitos em desenvolvimento biopsicossocial. É de extrema relevância que sejam implementadas e fortalecidas políticas públicas intersetoriais, especialmente nos setores da saúde e educação, em colaboração com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
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