O clássico em Clarice Lispector: o mito como elemento estruturante em 'Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres'

Autores

  • Alcione Lucena Albertim Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i18.35514

Palavras-chave:

Mitos, Literatura, Poiesis, Narrativa

Resumo

A proposta do presente artigo é analisar a presença de narrativas pertencentes à tradição mítica greco-latina dentro do enredo do romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, identificando-as como componente da fabulação, da construção narrativa, elemento estruturante dentro da história. Para isso, fez-se o levantamento dos mitos presentes na trama, recorrendo-se às obras clássicas tais como Metamorfoses, de Ovídio, Ilíada e Odisseia, de Homero, e Teogonia, de Hesíodo, a fim de correlacionar os mitos à narrativa do romance e de analisar a sua implicação na tessitura da história.

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Biografia do Autor

Alcione Lucena Albertim, Universidade Federal da Paraíba

Possui Licenciatura plena em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005), mestrado pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. É coordenadora do NEALC - Núcleo de Estudos Aprofundados de Línguas Clássicas. Tem experiência no ensino de Língua Grega, de Língua Latina e de Literaturas Clássicas.

Referências

Documentação textual

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Publicado

30-12-2021

Como Citar

ALBERTIM, Alcione Lucena. O clássico em Clarice Lispector: o mito como elemento estruturante em ’Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres’. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 18, p. 195–210, 2021. DOI: 10.17648/rom.v0i18.35514. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/35514. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Tema livre