O GÊNERO DE TEXTO RELATO HISTÓRICO EXPLICATIVO EM LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

ORGANIZAÇÃO E RELAÇÃO DE EVENTOS SOBRE A DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Gênero de Texto, Livro Didático de História, Linguística Sistêmico-Funcional

Resumo

Este trabalho soma-se a estudos sobre o discurso da História em livros didáticos sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), com o objetivo de evidenciar particularidades da linguagem usada para explicar eventos históricos no contexto escolar. Mais especificamente, analisam-se recursos linguísticos do sistema de Conjunção (principalmente relações de adição, tempo e consequência) em textos sobre a Ditadura Civil-militar brasileira, no livro didático para o 9º Ano do Ensino Fundamental da coleção mais distribuída para as escolas públicas do Brasil no triênio 2017-2019. Tendo por base pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional, os procedimentos de análise envolveram descrição das variáveis de contexto situacional de cada texto, análise das relações entre eventos por meio do sistema de Conjunção e sistematização em esquemas das relações entre os eventos que constituem relatos históricos explicativos no corpus analisado. Marcas linguísticas de tempo, causa-consequência e adição evidenciam que os relatos históricos explicativos usados para construir conhecimentos sobre a Ditatura Civil-militar brasileira, no livro didático em estudo, foram organizados, predominantemente, por meio de explicação sequencial e, com menor frequência, consequencial e fatorial.

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Biografia do Autor

Sabrine Weber, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)/Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); mestra em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); graduada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFSM. É professora substituta do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Xanderê.

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora e mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); com estágio doutoral na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); graduada em Letras pela UFSM. É professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM.

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Publicado

15-07-2020