No limite do moderado: castigos físicos, educação e a força judicial nos processos de tutela e soldada de fins do século XIX

Autores

  • Ingrid Job Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47456/20253623

Palavras-chave:

Soldadas; Tutela; Violência Infantil

Resumo

O objetivo do artigo é abordar a cultura da violência existente na sociedade oitocentista. O texto faz um cruzamento entre as ações de tutela e soldada, de fins do século XIX ­— contidas no Arquivo Nacional, no fundo do Juízo dos Órfãos e Ausentes, impressos e obras literárias. Interrogam-se os limites das intervenções jurídicas perante a esses atos “educativos” nos lares dos seus responsáveis legais. Entre 1880 e 1908, o Rio de Janeiro passou pelo auge e a queda dessas demandas, nas quais os pleiteantes prometiam dar educação aos menores pobres, mas os inseriram em relações de trabalho violentas e guiadas pela mentalidade escravista. Mobilizaremos, para isso, as sugestões teóricas de Pierre Bourdieu, o conceito da cultura da violência de Ivan Vellasco, além do método indiciário de Carlo Ginzburg.

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Biografia do Autor

  • Ingrid Job, Universidade Federal Fluminense

    Doutoranda e Mestre em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH-UFF), com pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Centro de Estudo dos Oitocentos (CEO) e do Laboratório de Estudos de Gêneros e Subjetividades (LEGES). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5347140308324125, ORCID: https://orcid.org/0009-0006-4110-3382. Email: Ingrid.job.130@gmail.com.

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Publicado

01-12-2025

Edição

Seção

Dossiê Histórias do direito e da justiça no Brasil: perspectivas plurais"

Como Citar

No limite do moderado: castigos físicos, educação e a força judicial nos processos de tutela e soldada de fins do século XIX. Revista Ágora, Vitória/ES, v. 36, p. e-20253623, 2025. DOI: 10.47456/20253623. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/agora/article/view/48444. Acesso em: 26 dez. 2025.

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