Estratégias empresariais para vencer a crise: um estudo em empresa do ramo imobiliário de Porto Alegre/RS

Autores

  • Leia Maria Erlich Ruwer IBGEN – Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios
  • Hamilton Luis Kleinowski IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios
  • Tayrone Rocha de Souza IBGEN - Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i1.33528

Palavras-chave:

Estratégias; Mercado Imobiliário; Administração; Crise

Resumo

O presente estudo aborda o tema Administração Estratégica e se propõe a estudar as estratégias empresariais em períodos de crise no ramo imobiliário. Busca-se responder: quais as estratégias empresariais os gestores de imobiliárias adotam em tempos de crise; e, para tanto, o objetivo propõe analisar as estratégias empresarias do ramo durante este período, por meio do estudo de caso de uma imobiliária de grande porte que atua com imóveis de alto padrão, situada em Porto Alegre/RS. Para viabilizar este objetivo, inicialmente constituiu-se o referencial teórico abordando os principais conceitos acerca do tema estratégia (conceptualização, administração e posicionamento estratégico, estratégias de crescimento, competitividade e empresariais na prática; e o delineamento do cenário da crise no período de 2014 a 2017). Como proposta metodológica, o estudo utilizou-se de pesquisa exploratória com abrangência de dados qualitativos. A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada, realizando-se análise de conteúdo e amostra não probabilística. Após a análise dos dados, foi possível observar que as respostas se demonstraram unânimes no que diz respeito às estratégias utilizadas na organização, o que permitiu correlacionar com o referencial teórico abordado, produzindo as conclusões do estudo e demonstrando, principalmente, o direcionamento das estratégias adotadas pela empresa objeto do estudo.

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Publicado

08.03.2021

Como Citar

Ruwer, L. M. E., Kleinowski, H. L., & Souza, T. R. de . (2021). Estratégias empresariais para vencer a crise: um estudo em empresa do ramo imobiliário de Porto Alegre/RS. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(1), 41–57. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i1.33528

Edição

Seção

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL