Aprendizagem baseada em projetos como estratégia de ensino híbrido no curso de arquitetura e urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i4.36734

Palavras-chave:

Metodologia ativa, Projeto de extensão, Introdução ao projeto arquitetônico

Resumo

A pesquisa identifica potencialidades e limitações de aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no segundo período do curso de Arquitetura e Urbanismo em uma instituição de ensino superior, no contexto de aprofundamento do modelo de ensino híbrido. Desse modo, foram levantadas as principais questões teóricas que envolvem o método ABP e estudadas duas atividades desenvolvidas com os alunos do segundo período a partir do mesmo objetivo (desenvolver um método/metodologia para a execução de projetos de arquitetura), em modelos de ensino com diferentes cargas horárias presencial e à distância. Ambas as atividades se utilizaram de conceitos dessa metodologia ativa de aprendizagem, mas com organizações e temáticas diferentes, em certa medida decorrentes da migração do modelo de ensino. A primeira atividade é denominada “Meu Lugar”, de caráter lúdico e individual e a segunda atividade é um projeto de extensão, estruturado a partir de uma demanda real. Observou-se que as duas estratégias são importantes e complementares, pois o projeto “Meu Lugar” possibilita avaliar o aluno individualmente, a partir de interesses pessoais e de proposições conceituais mais livres, enquanto o projeto de extensão desenvolve o trabalho em equipe, o atendimento de demandas reais e o respeito às legislações e normas vigentes, bem como desejos e necessidades de um destinatário específico. Em ambos os casos, notou-se também a necessidade de atividades e desafios complementares, que subsidiem um aparato técnico, especialmente de representação.

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Biografia do Autor

João Sayd, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Centro Universitário Salesiano

Arquiteto e Urbanista (2011) e Mestre em Urbanismo (2015) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB FAU UFRJ), onde atualmente cursa o doutorado em Urbanismo (previsão de término em 2023). Tem MBA em Educação Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem (2020) pelo Centro Universitário União das Américas. Desenvolve pesquisas sobre as relações entre cidade e água (em especial portos e rios urbanos); ensino de projeto em arquitetura, urbanismo e engenharias; patrimônio cultural; e representação de projeto com ferramentas digitais. Integra o Laboratório de Estudos das Águas Urbanas (LEAU UFRJ), e Redes Elétricas e Cidades Inteligentes (RECI IUS), vinculado à rede internacional de Instituições Universitárias Salesianas. Desde 2015 atua como professor do Centro Universitário Salesiano - UniSales, onde atualmente coordena o curso de Arquitetura e Urbanismo.

Pedro Canal Filho, Instituto Goia

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991) e Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), com MBA em Gestão da Aprendizagem (2020). Atuou como coordenador e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Salesiano. É Diretor Presidente do Instituto Goia e professor das disciplinas de História da Cidade, História da Arquitetura no Brasil e Teoria, Projeto e Técnicas de Conservação e Restauro. Possui vasta experiência em gestão e liderança de equipes, tanto na iniciativa privada quanto na esfera do poder público. Atua principalmente nos seguintes temas: educação/ formação profissional, projetos de arquitetura, história da arquitetura e patrimônio cultural, restauração de patrimônio histórico, requalificação urbana, planejamento urbano e intervenção em áreas urbanas centrais, educação patrimonial. Relação entre patrimônio histórico e cidadania.

José Costalonga Neto

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Salesiano (UniSales, 2020), Vitória – ES, Brasil. Durante a graduação atuou como monitor de disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniSales como Filosofia e Ética (2016), Teoria e História I (2017), Estudo da Forma e do Ambiente (2018) Atelier de Projeto I (2018). Inclina-se a estudos relacionados à percepção humana associada ao espaço urbano e/ou residencial, comportamento e educação

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Publicado

16.12.2021

Como Citar

Sayd, J. L. C., Canal Filho, P., & Costalonga Neto, J. O. (2021). Aprendizagem baseada em projetos como estratégia de ensino híbrido no curso de arquitetura e urbanismo. Brazilian Journal of Production Engineering, 7(4), 46–64. https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i4.36734

Edição

Seção

Edição Especial "Educação 5.0: Inovação e metodologias ativas para o ensino supe