Aprendizagem baseada em projetos como estratégia de ensino híbrido no curso de arquitetura e urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v7i4.36734Palavras-chave:
Metodologia ativa, Projeto de extensão, Introdução ao projeto arquitetônicoResumo
A pesquisa identifica potencialidades e limitações de aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no segundo período do curso de Arquitetura e Urbanismo em uma instituição de ensino superior, no contexto de aprofundamento do modelo de ensino híbrido. Desse modo, foram levantadas as principais questões teóricas que envolvem o método ABP e estudadas duas atividades desenvolvidas com os alunos do segundo período a partir do mesmo objetivo (desenvolver um método/metodologia para a execução de projetos de arquitetura), em modelos de ensino com diferentes cargas horárias presencial e à distância. Ambas as atividades se utilizaram de conceitos dessa metodologia ativa de aprendizagem, mas com organizações e temáticas diferentes, em certa medida decorrentes da migração do modelo de ensino. A primeira atividade é denominada “Meu Lugar”, de caráter lúdico e individual e a segunda atividade é um projeto de extensão, estruturado a partir de uma demanda real. Observou-se que as duas estratégias são importantes e complementares, pois o projeto “Meu Lugar” possibilita avaliar o aluno individualmente, a partir de interesses pessoais e de proposições conceituais mais livres, enquanto o projeto de extensão desenvolve o trabalho em equipe, o atendimento de demandas reais e o respeito às legislações e normas vigentes, bem como desejos e necessidades de um destinatário específico. Em ambos os casos, notou-se também a necessidade de atividades e desafios complementares, que subsidiem um aparato técnico, especialmente de representação.
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