Estudo sobre a qualidade do ensino de uma escola de nível médio localizada em Vitória, ES
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v8i3.37202Palavras-chave:
Serviço, Qualidade, Qualidade em Serviço, ServqualResumo
O presente artigo buscou medir a qualidade do ensino de uma escola de nivel médio atraves da ferramenta servqual desenvolvido por Parasuraman, Zeithaml e Berry, no qual possibilita identificar se a expectativa do cliente está alinhada com o serviço executado. Dessarte, é possível analisar pontos que possuem falhas, com a finalidade de melhorar a qualidade e reputação do ensino, buscando também competitividade da escola no ramo. A pesquisa foi quantitativa e os resultados foram obtidos através das respostas dos alunos por meio de questionário online, composto por avaliações em várias esferas que compõe o serviço prestado e com base nas expectativas dos estudantes. Como resultado da avaliação dos alunos, foi possivel observar itens onde o serviço ofertado estava distante do serviço executado, já em outros onde a percepção estava proxima ou acima da expectativa. Logo, pode se compreender a relevancia da ferramenta Servqual, que nos possibilita uma visão bem ampla de pontos essenciais para a melhorias, consequentemente, do avanço do serviço prestado.
Downloads
Referências
Araujo, F. L. & Bergiante, N. (2018). Aplicação do método Servqual para avaliação da percepção da qualidade na prestação de serviços administrativos: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino. Encontro nacional de engenharia de produção – Enegep. http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_WPG_259_491_36057
Jesus, L. S. (2013). Avaliação da qualidade do servido de educação: aplicação do Servqual em uma escola pública na cidade de Caruaru. Repositório UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35162
Oliveira, V. M. T. & Ikeda A. A, N. (2007). Aplicação do método Servqual para avaliação da percepção da qualidade na prestação de serviços administrativos: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino. Revista Alcance. 14(2), 189-206. https://doi.org/10.14210/alcance.v14n2.p189-206
Oliveira, R. B., Santos, V. M., & Nunes, J. D. C. (2018). Avaliação da qualidade do serviço prestado pelo curso de engenharia de produção de uma instituição de ensino superior - uma aplicação do método Servqual. Encontro nacional de engenharia de produção – Enegep.
Pasquinelli, C. F. G. & Coelho, P. D. W (2019). Avaliação da qualidade de serviços de uma escola pública: um estudo de caso utilizando o método Servqual combinado com AHP. Encontro nacional de engenharia de produção – Enegep
Medeiros, C. P. & Vieira, R. K. (2017). Estudo acerca da percepção da qualidade em uma universidade federal brasileira, aplicando-se a ferramenta Servqual. Encontro nacional de engenharia de produção - Enegep.
Martins, P. G. & Laugeni, F. P. (2006). Os 5 gaps da qualidade. São Paulo, SP. Saraiva. https://blogdaqualidade.com.br/os-5-gaps-da-qualidade.
Rebouças, F. V (2013). Analise da qualidade do curso de engenharia de produção mecânica da Universidade Federal do Ceará utilizando o modelo Servqual. Repositório Institucional UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35737
Santos, A. C. S. G., Carvalho, S. V. P., Souza, A. R, Josinaldo, D., & Ferreira, L. F. (2018). Avaliação da qualidade na educação do ensino fundamental sob a perspectiva dos pais dos discentes. Encontro nacional de engenharia de produção – Enegep.
Wicher, E. W., Toyota, V. T. T., Binkowski, A. R. S., & Wicher, G. P. (2018). O emprego da escala Servqual na avaliação da qualidade de uma pós-graduação. Encontro nacional de engenharia de produção – Enegep.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.