Heineken: patrocinadora e fomentadora do turismo de eventos de esportes

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Esportes, Eventos, Patrocínio, Heineken

Resumo

O patrocínio de eventos esportivos consiste em um auxílio ou amparo, de modo que ocorra uma contribuição, seja em dinheiro ou serviço, com ou sem contrapartidas publicitárias. Nos eventos esportivos, eles podem ser feitos por meio dos próprios atletas ou nos eventos, proporciona um valor financeiro que será trocado pela representação da marca do patrocinador, e tendo como objetivo alcançar determinado público. Neste contexto, o objetivo central deste trabalho é analisar a contribuição do patrocínio esportivo da Heineken para o turismo de eventos de esportes. Os resultados referentes aos eventos patrocinados pela Heineken indicaram que a marca é patrocinadora de quatro eventos esportivos: UEFA Champions League, Formula 1 e Fórmula E, além de ser patrocinadora central na Liga dos Campeões de Rugby. Os resultados relativos aos impactos dos eventos esportivos para o turismo demonstraram que esses eventos estimulam a economia e o turismo nos locais nos quais ocorrem, atraindo turistas e fomentando o turismo a partir de voos, hospedagens, alimentação e lazer. O trabalho propõe uma análise dos impactos do patrocínio da Heineken e sua posição como fomentadora do turismo de eventos de esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Barbosa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Professor EBTT IFMA Campus Buriticupu (Vacância) - pesquisador e extensionista; Presidente da CPPD IFMA BTC; Integrante do Banco de Avaliadores do SINAES - BASis (desde 2018); Mestre em Administração (UMESP, 2014); MBA Finanças (UNINOVE, 2012); Especialização em Psicologia Organizacional (FACULDADES HOYLER, 2007); Bel. Administração (UNASP, 2005); Bel. Ciências Contábeis (UNINOVE, 2016); e, Bel. Direito (UNISA, 1998 e 1999 - Interrompida). Experiência Docente: (1) Professor EBTT e Coordenador de Curso do Instituto Federal do Amapá no Campus Avançado de Oiapoque (2019 - 2020); (2) FATEC Guaratinguetá (Concursado: 2018 - 2019); (3) FACIC - Cruzeiro/SP (2018 - 2019); (4) Universidade Anhanguera, Santo André - Utinga (2016 a 2017); (5) FATEC Mogi das Cruzes (PS: 2016); (6) Universidade Nove de Julho (2008 a 2015); Áreas e temáticas de interesse: Contabilidade Tributária, Societária e Gerencial; Empreendedorismo e Inovação; Contabilidade Rural; Negócios Sustentáveis; Desenvolvimento Regional; e, Arranjos Produtivos Locais. (Texto informado pelo autor)

Julia Pereira Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo.

Graduanda de Tecnologia em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, bolsista de Iniciação Científica e estudante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo (GEPTUR). (Texto informado pelo autor)

Kauã Dias Ferreira Campos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Possui ensino-medio-segundo-graupela Alef Peretz(2018). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus São Paulo

Doutor em Engenharia de Produção (2012) pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Mestre em Administração (2008) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Bacharel em Administração (2005) pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Pós-Doutor (2016) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e realizando o Estágio Pós-Doutoral pela Universidade de São Paulo (USP). No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo é Professor no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo. Membro do Comitê de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Câmpus São Paulo (COMPESQ-SPO). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Sustentare; do Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo. Parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica. Temas de interesse: administração; bullying no contexto escolar; cicloturismo; cicloviagens; economia do compartilhamento; empreendedorismo; ensino; Identidades juvenis; inserção sociocultural e laboral; gestão; gestão de pessoas; gestão pública; hospitalidade; hostels; logística; mulheres que viajam sozinhas ou acompanhadas por outras mulheres; operações em serviços; tecnologia da informação e comunicação; turismo; turismo de aventura. (Texto informado pelo autor)

Referências

Almeida, N. (2021). Turismo, arrecadação e pessoas: Madri e a final da Champions League em números. 90MIN. Recuperado em https://www.90min.com/pt-BR/posts/6380281-turismo-arrecadacao-e-pessoas-madri-e-a-final-da-champions-league-em-numeros

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2014). ABNT NBR ISO 21101:2014: Turismo de aventura - Sistemas de gestão da segurança - Requisitos. Brasil.

Brasil. Secretaria Especial de Comunicação. (2021). Fórmula 1 movimenta R$ 361 milhões com turismo na cidade de São Paulo. Cidade de São Paulo. Recuperado de http://www.capital.sp.gov.br/noticia/formula-1-movimenta-r-361-milhoes-com-turismo-na-cidade-de-sao-paulo

Calixto, F. (2021). F1 em São Paulo rende quase R$ 550 milhões ao Turismo. PANROTAS. Recuperado de https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2021/11/f1-em-sao-paulo-rende-quase-r-550-milhoes-ao-turismo_185677.html

Filippe, M. (2021). As 100 empresas com melhor reputação no país. EXAME. Texto recuperado FDS https://exame.com/marketing/as-100-empresas-com-melhor-reputacao-no-pais/

Heineken. (2022). Conheça a história da Heineken. Recuperado de https://www.heineken.com/br/pt/history

Heineken. (2022). Patrocínios e eventos da Heineken. Recuperado de https://www.heineken.com/br/pt/patrocinios

Lakatos, E. M. & Marconi, M. D. A. (2009). Fundamentos de metodologia científica (6th ed.). Atlas.

Marinho, A. (2022). Heineken reverte prejuízo e apura lucro de 3,32 bilhões de euros em 2021. CNN BRASIL. Recuperado de https://www.cnnbrasil.com.br/business/heineken-reverte-prejuizo-e-apura-lucro-de-332-bilhoes-de-euros-em-2021/

Matos, L. (2022, 28 de maio). Champions League: Conheça patrocinadores e valores envolvidos e saiba onde acompanhar a final. MoneyTimes. Recuperado de moneytimes.com.br/champions-league-conheca-patrocinadores-e-valores-envolvidos-e-saiba-onde-acompanhar-a-final/

Ápice Brasil. (2020). Muito além do entretenimento: descubra como os eventos esportivos movem diversos setores da economia. Recuperado de https://www.apicebrasil.org.br/muito-alem-do-entretenimento-descubra-como-os-eventos-esportivos-movem-diversos-setores-da-economia

Sports Value. (2018). Impacto econômico da Champions League. Recuperado de https://www.sportsvalue.com.br/estudos/impacto-economico-da-champions-league

TransferMarkt. (2022). UEFA Champions League - Número de Espectadores. Recuperado de https://www.transfermarkt.pt/uefa-champions-league/besucherzahlen/pokalwettbewerb/CL/saison_id/2021/plus/1

Você Sabe O Que É A UEFA Champions League? (2019). Netshoes. Recuperado de https://www.netshoes.com.br/blog/esportes/post/voce-sabe-o-que-ea-uefa-champions-league

Publicado

22.08.2022

Como Citar

Silva, C. A. B. da, Gonçalves, J. P., Campos, K. D. F., & Oliveira, R. R. de. (2022). Heineken: patrocinadora e fomentadora do turismo de eventos de esportes. Brazilian Journal of Production Engineering, 8(5), 13–17. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/38918

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>