Análise da qualidade na prestação de serviços jurídicos: um estudo de caso utilizando a matriz SWOT
DOI:
https://doi.org/10.47456/bjpe.v9i2.40849Palavras-chave:
Qualidade em serviços, Serviços Jurídicos, Empreendedorismo, SWOTResumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de qualidade dos serviços jurídicos prestados por um escritório de advocacia da cidade de Alagoinhas/BA, buscando identificar as problemáticas vivenciadas, propondo melhorias e disseminando conhecimento sobre conceitos de qualidade dentro da organização. Para isso, o presente estudo de caso realizou entrevistas semiestruturadas com os funcionários, contou com uma abordagem descritiva e qualitativa, e visitas in loco com o intuito de analisar o layout da organização. Utilizou-se a matriz SWOT e matriz cruzada para melhor análise das informações coletadas e desenvolvimento de proposições. Por fim, foi proposta a utilização de ferramentas tecnológicas, como ERP jurídico, chatbot de WhatsApp e Microsoft Teams, marketing, com a intensificação das divulgações nas redes sociais e aplicação do 5S com o intuito de melhorar a comunicação, organização, aumentar a produtividade e satisfação do cliente.
Downloads
Referências
Albertin, A. L. & Albertin, R. M. M. (2008). Benefícios do uso de tecnologia de informação para o desempenho empresarial. Revista de Administração Pública, 42, 275-302.
https://doi.org/10.1590/S0034-76122008000200004
Andrade, J. (2008). Aplicação da análise SWOT para identificar oportunidades para o desenvolvimento econômico e social. XIII Encontro Latino-Americano de Iniciação Científica e IX Encontro Latino-Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba. Cruzeiro; São Paulo; Brasil.
Arenhart, L. E., Sehnem, S., & Campigotto, L. (2013). A Adoção De Práticas Sustentáveis E a Certificação ISO 14.001: Um Estudo De Caso Em Um Escritório De Advocacia E Consultoria Jurídica. Revista De Gestão Ambiental e Sustentabilidade, (2)2. https://doi.org/10.5585/geas.v2i2.55
Argolo, G. D. (2015). Marketing na atmosfera gourmet: estratégias das empresas e atributos valorizados por clientes. Trabalho de conclusão de curso (Monografia) - Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, Brasília. Recuperado de https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/6983/1/21177359.pdf
Back, V. T., & Rojo, C. A. (2016). Proposição de melhorias para a contratação dos serviços de um escritório de advocacia. Revista Gestão & Conexões, 5(1), 170–185.
https://doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.11998.170-185
Barros, J. M., Da Hora, H. R. M., & Neto, R. S. (2020). Planejamento estratégico no ramo da arquitetura: um estudo de caso com aplicação da matriz SWOT. In: Encontro Nacional de modelagem computacional; XXIII, Palmas.
Bertaglia, P. R. (2009). Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2 ed. São Paulo: Saraiva.
Campos, L. M S., & Melo, D. A. (2008). Indicadores de desempenho dos Sistemas de Gestão Ambiental (SGA): uma pesquisa teórica. Production, 18, 540-555.
https://doi.org/10.1590/S0103-65132008000300010 BRASIL. Lei nº 8.078, 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Capítulo I, § 2°. Recuperado de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8078compilado.htm
Colangelo, L. F. (2001). Implantação de sistemas ERP: um enfoque de longo prazo. São Paulo: Atlas.
De Jesus, F. R., Alcantara, A. F., Cardoso, J. N. A. (2017). Serviços Jurídicos: Práticas em Departamentos. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação SA.
Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. (2022). Brasil tem 1 advogado a cada 164 habitantes; CFOAB se preocupa com qualidade dos cursos jurídicos. OAB. Recuperado de https://www.oab.org.br/noticia/59992/brasil-tem-1-advogado-a-cada-164-habitantes-cfoab-se-preocupa-com-qualidade-dos-cursos-juridicos
Deretti, D. (2022). Aplicação de 5s no estoque de sobras de papéis sublimáticos em uma indústria têxtil. Revista de extensão e iniciação científica da UNISOCIESC, 9(2). Recuperado de
https://reis.unisociesc.com.br/index.php/reis/article/view/344
Feitosa, G. O. & Moreno, V. T. (2018). Proposta de implantação do programa 5S na Secretaria Municipal de Controle Interno da cidade de Patos-PB. Trabalho de Conclusão de Curso. Recuperado de https://repositorio.ifpb.edu.br/handle/177683/809
Fernandes, D. R. (2012). Uma visão sobre a análise da Matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas e Empresariais, 13(2).
https://doi.org/10.17921/2448-2129.2012v13n2p%25p
Fitzsimmons, J. A. & Fitzsimmons, M. J. (2010). Administração de serviços: operações, estratégia tecnologia da informação. 6. ed. Porto Alegre: Bookman.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2020). Painel de Indicadores. Recuperado de https://www.ibge.gov.br/indicadores#variacao-do-pib>
International Organization for Standardization. (2015). ISSO 9000: 2015. Quality management systems - Requirements. Geneva, Switzerland: ISO.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à Pesquisa Qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63.
https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000200008
Guazzelli, A. M., & Xarão, J. C. (2018). Planejamento estratégico. Porto Alegre: SAGAH.
Kahtalian, M. (2002). Marketing de serviços. Coleção Gestão Empresarial. Curitiba: Gazeta do Povo, 2002. Recuperado de https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1334499081Servicos.pdf
Kotler, P. (2002). Marketing de serviços profissionais. São Paulo: Editora Manole Ltda.
Lemes, A. B., Pisa, B. J. (2010). Administrando micro e pequenas empresas. Rio de Janeiro: Elsevier.
Machado, L. A. N. (2018). Assessoria jurídica-benefício á empresa mercantil. Recuperado de http://45.4.96.19/handle/aee/628
Melo, F. B. de. (2003). A qualidade no serviço de advocacia empresarial: um estudo de caso. FGV Repositório Digital. Recuperado de https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/3971
Miguel, P. A. C. (2007). Estudo de caso na administração: estruturação e recomendações para sua condução. Production, 17(1), 216-229. https://doi.org/10.1590/S0103-65132007000100015
Mozota, B. B., Klopsch, C., Costa, F. C. X. (2011). Gestão do Design. Porto Alegre: Editora Bookman. Recuperado de https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/6983/1/21177359.pdf
Ordem dos Advogados do Brasil - Rio de Janeiro. Brasil tem 1 advogado a cada 164 habitantes; CFOAB se preocupa com qualidade dos cursos jurídicos. JusBrasil, 2022. Recuperado de https://www.oab.org.br/noticia/59992/brasil-tem-1-advogado-a-cada-164-habitantes-cfoab-se-preocupa-com-qualidade-dos-cursos-juridicos
Brown, V., & Paulus, P. B. (1996). A Simple Dynamic Model of Social Factors in Group Brainstorming. Small Group Research, 27(1), 91-114. https://doi.org/10.1177/1046496496271005
Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of service quality its implications for future research. Journal of Marketing, 49(4), 41-50.
Paz, A. C. M., & Loos, M. J. (2020). A importância da computação em nuvem para a indústria 4.0. Revista Gestão Industrial, 16(2).
https://doi.org/10.3895/gi.v16n2.9317
Pires, D. B., Lopes, J., & Valls, V. M. (2013). Gestão do conhecimento em escritórios de advocacia: sua aplicação enquanto ferramenta para a vantagem competitiva. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, [S. l.], 3(1), 48–70. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/14436
Pulita, L., Theis, V., & Schreiber, D. (2015). Avaliação da qualidade dos serviços prestados em uma oficina de reparação automotiva por meio da escala SERVQUAL. Santa Catarina: Revista UNIBEFE, 35-50. Recuperado de https://periodicos.unifebe.edu.br/index.php/RevistaUnifebe/article/viewFile/425/176
Rezende, D. A. (2005). Sistemas de informações organizacionais: guia prático para projetos em cursos de administração, contabilidade e informática. São Paulo: Atlas.
Santos, N., Albuquerque, A. et al. (2020). Aplicação do modelo de Kano para avaliar os serviços de advocacia: Definição dos atributos da qualidade. In: Encontro Nacional De Engenharia De Produção, XL, Foz do Iguaçu. Recuperado de https://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_345_1772_39584.pdf
Silva, A. A., da Silva, N. S., Barbosa, V. A., Henrique, M. R., & Baptista, J. A. A utilização da matriz SWOT como ferramenta estratégica–um estudo de caso em uma escola de idioma de São Paulo. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 8, 1-11. Recuperado de https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/26714255.pdf
Silva, M., Melo, F. J. C., Xavier, L. A., Jeronimo, T. B., & Medeiros, D. D. (2016). Avaliação da qualidade em uma empresa de serviços jurídicos: Um estudo de caso. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, XXXVI, João Pessoa/PB. Recuperado em https://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_227_329_29216.pdf
Triviños, A. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Vendrusculo., Hermes, J., Zocche, D. A., & Trindade, L. (2022). Aplicação da Matriz Swot: tecnologia para a gestão do trabalho na atenção primária à saúde. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S. l.], v. 12. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/recom/article/view/4244
Yin, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Brazilian Journal of Production Engineering
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.