MARKETING: UMA ABORDAGEM COM ESTRATÉGIA VOLTADA PARA O CLIENTE

Autores

  • Hawanni Ferrete Batista Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Departamento de Engenharias e Tecnologia (DETEC). Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Leiliane Zanotelli Fortuna Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Departamento de Engenharias e Tecnologia (DETEC). Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Gardênia Vieira Muniz Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Departamento de Engenharias e Tecnologia (DETEC). Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Osmar Vicente Chévez Pozo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES), Departamento de Engenharias e Tecnologia (DETEC). Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP 29932-540, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710

DOI:

https://doi.org/10.0001/EO06

Resumo

Nos últimos anos com o aumento da competitividade e da inovação no mercado e a oferta de mais produtos e serviços, com preços reduzidos e/ou com a qualidade diferenciada, as empresas buscam maneiras para garantir uma nova fatia de mercado e a fidelidade de seus consumidores. Uma dessas maneiras é o estabelecimento de novas estratégias de marketing. Inicialmente o conceito de Marketing se limitava a propaganda, atualmente o chamado “Marketing 3.0” conceitua que as pessoas devem ser tratadas como seres humanos plenos: mente, coração e espírito. Logo, os produtos e serviços não só devem satisfazer os clientes pela funcionalidade, mas oferecer soluções para satisfazer o anseio de melhorar seu ambiente, bem como atentar-se a valorização dos clientes com seus relacionamentos e a sustentabilidade (Kotler et al, 2010, p. 4). Assim, a estratégia de Marketing que é o desdobramento da estratégia Corporativa da empresa, deve ser baseada em uma análise detalhada dos ambientes interno e externo e na análise SWOT. Segundo Ritchie (2012, p. 25), Marketing é identificar as oportunidades de mercado, o desejo e a necessidade dos clientes, coordenar os recursos internos e externos a fim de entregar produtos ou serviços que atendam o consumidor com uma margem de lucro saudável.

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Publicado

2015-11-06

Como Citar

Batista, H. F., Fortuna, L. Z., Muniz, G. V., & Pozo, O. V. C. (2015). MARKETING: UMA ABORDAGEM COM ESTRATÉGIA VOLTADA PARA O CLIENTE. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, 1(1), 1–3. https://doi.org/10.0001/EO06

Edição

Seção

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL - ORGANIZATIONAL ENGINEERING