ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA MICROEMPRESA ATÊLIE DO DOCE
Resumo
Com um cenário altamente competitivo e de constante mudança, é necessário cada vez mais as empresas buscarem pela flexibilidade de seus produtos e serviços. A partir desse panorama, a procura pelo diferencial é indispensável para que uma empresa possa se destacar diante seus concorrentes. Alguns pontos já são percebidos no mercado como a oferta de produtos e serviços de qualidade, com preços aceitáveis e de fácil acessibilidade.
Nesse contexto é possível visualizar a abrangência das pequenas empresas, devido a sua versatilidade no mercado. Segundo o SEBRAE (2015) no Brasil 99% dos estabelecimentos são micro e pequenas empresas (MPEs), sendo que as mesmas correspondem a 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. Nascimento (2010) em seu trabalho destaca por meio de indicadores a importância das MPEs no cenário econômico brasileiro, indicando claramente uma tendência de crescimento.
Das MPEs que atuam no segmento comercial, o setor alimentício se destaca pelo seu constante crescimento, sendo um dos mais tradicionais empreendimentos. De acordo com o SEBRAE (2015) a previsão de desenvolvimento desse setor é positiva e tendenciosa. Com isso, os MPEs do setor alimentício buscam diferentes estratégias para se destacarem e conseguir seu espaço no mercado. Para isso, muitas empresas buscam a satisfação dos seus consumidores utilizando estratégias de marketing em sua gestão, por esta ser considera uma ferramenta de importante caráter competitivo.
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Referências
NASCIMENTO, L. J. Microempresas respondem por mais de 50% dos empregos formais. 2010. Disponível em http://www.sonoticias.com.br/noticias/2/111911/microempresas-respondem-pormais-de-50-dos-empregos-formais. Acesso em: 30 setembro
2015.
SEBRAE. Pequenos negócios em números. 2015. Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/index.php/234-uncategorised/institucional/pesquisas-sobremicro-e-pequenas-empresas-paulistas/micro-e-pequenas-empresas-em-numeros. Acesso em: 30 setembro 2015.
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