ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA MICROEMPRESA ATÊLIE DO DOCE

Autores

  • Isabela Nunes Frigini Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Talita Seckim Julio Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710
  • Osmar Vicente Chévez Pozo Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, Departamento de Engenharias e Tecnologia. Rodovia BR 101 Norte, Km 60, Bairro Litorâneo, CEP, São Mateus, Espírito Santo, Brasil. Fone/Fax: 55 27 3312-1710

DOI:

https://doi.org/10.0001/EO17

Resumo

Com um cenário altamente competitivo e de constante mudança, é necessário cada vez mais as empresas buscarem pela flexibilidade de seus produtos e serviços. A partir desse panorama, a procura pelo diferencial é indispensável para que uma empresa possa se destacar diante seus concorrentes. Alguns pontos já são percebidos no mercado como a oferta de produtos e serviços de qualidade, com preços aceitáveis e de fácil acessibilidade.

Nesse contexto é possível visualizar a abrangência das pequenas empresas, devido a sua versatilidade no mercado. Segundo o SEBRAE (2015) no Brasil 99% dos estabelecimentos são micro e pequenas empresas (MPEs), sendo que as mesmas correspondem a 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. Nascimento (2010) em seu trabalho destaca por meio de indicadores a importância das MPEs no cenário econômico brasileiro, indicando claramente uma tendência de crescimento.

Das MPEs que atuam no segmento comercial, o setor alimentício se destaca pelo seu constante crescimento, sendo um dos mais tradicionais empreendimentos. De acordo com o SEBRAE (2015) a previsão de desenvolvimento desse setor é positiva e tendenciosa. Com isso, os MPEs do setor alimentício buscam diferentes estratégias para se destacarem e conseguir seu espaço no mercado. Para isso, muitas empresas buscam a satisfação dos seus consumidores utilizando estratégias de marketing em sua gestão, por esta ser considera uma ferramenta de importante caráter competitivo.

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Referências

HONORATO, Gilson. Conhecendo o Marketing. Barueili: Editora Manole, 2004.

NASCIMENTO, L. J. Microempresas respondem por mais de 50% dos empregos formais. 2010. Disponível em http://www.sonoticias.com.br/noticias/2/111911/microempresas-respondem-pormais-de-50-dos-empregos-formais. Acesso em: 30 setembro
2015.

SEBRAE. Pequenos negócios em números. 2015. Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/index.php/234-uncategorised/institucional/pesquisas-sobremicro-e-pequenas-empresas-paulistas/micro-e-pequenas-empresas-em-numeros. Acesso em: 30 setembro 2015.

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Publicado

2015-11-06

Como Citar

Frigini, I. N., Julio, T. S., & Pozo, O. V. C. (2015). ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA MICROEMPRESA ATÊLIE DO DOCE. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, 1(1), 1–3. https://doi.org/10.0001/EO17

Edição

Seção

ENGENHARIA ORGANIZACIONAL - ORGANIZATIONAL ENGINEERING