ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DA MICROEMPRESA ATÊLIE DO DOCE
Resumo
Com um cenário altamente competitivo e de constante mudança, é necessário cada vez mais as empresas buscarem pela flexibilidade de seus produtos e serviços. A partir desse panorama, a procura pelo diferencial é indispensável para que uma empresa possa se destacar diante seus concorrentes. Alguns pontos já são percebidos no mercado como a oferta de produtos e serviços de qualidade, com preços aceitáveis e de fácil acessibilidade.
Nesse contexto é possível visualizar a abrangência das pequenas empresas, devido a sua versatilidade no mercado. Segundo o SEBRAE (2015) no Brasil 99% dos estabelecimentos são micro e pequenas empresas (MPEs), sendo que as mesmas correspondem a 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. Nascimento (2010) em seu trabalho destaca por meio de indicadores a importância das MPEs no cenário econômico brasileiro, indicando claramente uma tendência de crescimento.
Das MPEs que atuam no segmento comercial, o setor alimentício se destaca pelo seu constante crescimento, sendo um dos mais tradicionais empreendimentos. De acordo com o SEBRAE (2015) a previsão de desenvolvimento desse setor é positiva e tendenciosa. Com isso, os MPEs do setor alimentício buscam diferentes estratégias para se destacarem e conseguir seu espaço no mercado. Para isso, muitas empresas buscam a satisfação dos seus consumidores utilizando estratégias de marketing em sua gestão, por esta ser considera uma ferramenta de importante caráter competitivo.
Downloads
Referências
NASCIMENTO, L. J. Microempresas respondem por mais de 50% dos empregos formais. 2010. Disponível em http://www.sonoticias.com.br/noticias/2/111911/microempresas-respondem-pormais-de-50-dos-empregos-formais. Acesso em: 30 setembro
2015.
SEBRAE. Pequenos negócios em números. 2015. Disponível em: http://www.sebraesp.com.br/index.php/234-uncategorised/institucional/pesquisas-sobremicro-e-pequenas-empresas-paulistas/micro-e-pequenas-empresas-em-numeros. Acesso em: 30 setembro 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Atribuição 4.0 internacional CC BY 4.0 Deed
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho não comercialmente, contanto que eles creditem a você e licenciem suas novas criações sob os mesmos termos.